quarta-feira, 27 de março de 2013

ADEUS CARA DE BOLACHA MARIA

Os dias estão corridos e acabei nem postando aqui esses dias.

Dia 17 completei 1 ano e 7 meses de gastro.. Uma jornada com bons resultados até aqui, não fáceis de obter, porém muito satisfatórios mesmo.

Vasculhando o velho e meio falecido Orkut achei algumas fotos de fases entre gorda e magra e cheguei a conclusão de que eu não me dava conta de muitos detalhes.

Gente! eu simplesmente não tinha pescoço, queixo, era uma papada horrenda... Enfim.... boas mudanças..

Operar pela saúde pra mim foi uma necessidade, mas a estética teve praticamente o mesmo peso na decisão porque eu me sentia extremamente feia gorda, sem autoestima qualquer.

Não faço apologia a magreza, à cirurgia, ou mesmo a dietas malucas, mas digo que é preciso buscar o melhor pra si, buscar meios que possam trazer o bem estar com a vida.

A cirurgia não faz milagre nem no sentido de operar e pronto vai ficar magro pro resto da vida ou a partir de agora as compulsões somem, porque afinal a frase de praxe é que operamos o estômago e não a cabeça, assim como não faz milagres do tipo vai ficar magra e linda, vai ficar magra e feliz.

Entretanto, quando se está bem com a saúde física e mental, quando se está bem com a imagem, quando se ganha qualidade de vida, a vida em geral tende a ser melhor. Começamos a ver outras vertentes com as quais podemos trabalhar e buscar novos focos.

Então mesmo a gastro não sendo um passe de mágica, posso dizer que tem feito alguns encantamentos.




quinta-feira, 14 de março de 2013

CUMBUCA DE ATUM

Investindo na proteína, essa é uma receita muito boa para o pós treino, para quem não quer algo muito pesado à noite, ou quem não deseja um carboidrato...



Ingredientes:
1 folha de repolho
2 a 3 folhas de alface roxo
2 folhas de rúcula
4 tomates cereja
4 azeitonas
2 colheres de sopa de ricota amassada
1 colher de sopa de requeijão ou cream cheese
2 colheres de sopa de atum
1 fatia grossa de manga cortada em cubos
sal, pimenta calabresa, gergelim e salsinha à gosto
1 colher de café de azeite
1 colher de sopa de aceto balsâmico
1 colher de café de shoyo

Modo de Preraro

Na folha de repolho coloque primeiro as folhas de alface, forrando o repolho, depois a rúcula e então acrescente a ricota misturada ao requeijão seguida do atum (escorra bem o atum). Daí acrescente os tomates, a azeitona e use sal, gergelim, salsinha e pimenta calabresa à gosto. Misture o azeite, o shoyo e o aceto e tempere a salada.

Como eu amo uma sobremesa, mas não dá pra exagerar. Essa é uma boa dica para matar aquela vontade de doce... Se tiver fazendo restrição de carbo a noite dispense a banana e vá de uma fatia de melão..

Ingredientes: 1 banana pequena, canela à gosto, 1 colher de cafezinho rasa de adoçante culinário, 1/2 fatia de queijo, 1 colher de sopa de cacau em pó ou chocolate em pó, 2 colheres de sopa de água.

Modo de fazer:
Corte a banana ao meio no sentido do comprimento, enrole a fatia de queijo juntando os pedaços de banana ao meio, misture o chocolate, a água e o adoçante dissolvendo bem e coloque por cima da banana e salpique canela à gosto. Leve ao microondas por 40 segundos...

                                     


quarta-feira, 13 de março de 2013

COMBINANDO NUTRIENTES


Já falei aqui no blog sobre duas combinações nutricionais importantes, ferro+vitamina C e Cálcio +Vitamina D, pois para quem redução de estômago, principalmente com desvio intestinal deixamos de absorver a maior parte do ferro e do cálcio ingerido...Porém não são somente estas as combinações importantes a serem observadas.

Vamos lá às boas combinações:

Combinar Vitamina A+Vitamina E resulta em um importante coquetel antioxidante, ou seja, um bom aliado na prevenção de envelhecimento precoce e também protege a visão. Uma dica é salada de agrião, espinafre e manga (Vitamina A) temperada com azeite  (Vitamina E).


 Combinar Vitamina K +lipideos é o resultado de uma boa coagulação, a dica é uma boa salada de alface, cenoura e brócolis regada com azeite. 

Bromelina + Proteínas ajuda na boa digestão. A bromelina é encontrada no abacaxi e ajuda a quebrar as moléculas da carne e também dos derivados de leite. Para alguns gastroplacs que não conseguem comer carne muito bem, fica a dica de um lombo assado ao molho de abaxaxi, ou de sobremesa 2 rodelas da fruta.

Bom, mas há combinações que precisamos ter cuidado para não fazermos, como ferro e cálcio porque na luta o cálcio tende a ganhar...

Vejamos algumas combinações que devemos dispensar:

Zinco + Cobre, pois o resultado é o comprometimento da imunidade. O zinco está presente nos mariscos e no feijão, enquanto o cobre tem fonte garantida nas nozes e no chocolate, então para não anular o zinco de preferência associo a vitamina C e evite por exemplo comer uma torta de camarão e de sobremesa chocolate. 


Ferro + Tanino.. Eita bichinho frágil esse ferro.. Os taninos estão presentes no café, no vinho, em chá preto e verde.. então preferencialmente evite comer tomando uma boa taça de vinho, a não ser que fique só em uma mesmo, pois caso haja consumo excessivo a absorção do ferro vai para as cucuias e aí dá-lhe noripurum..

carboidratos simples x carboidratos complexos


O carboidrato é sempre muito falado, hora como mocinho, hora como vilão, mas afinal quem é o carboidrato?
Os carboidratos são responsáveis por nos dar a energia necessária para realizarmos com sucesso nossas funções metabólicas. Temos carboidratos nos tubérculos, nos cereais e nos açúcares.
Encontramos o carboidrato na forma de monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. E os que isso significa?

Bem os monossacarídeos e os dissacarídeos fazem parte do que chamamos de carboidratos simples, pois possuem moléculas menores que são absorvidas pelo organismo mais rapidamente, cerca de 15 minutos para chegar à corrente sanguínea.
O que é vantajoso nos carboidratos simples é o fato de ser uma fonte de energia bem rápida, entretanto, esse tipo de carboidrato contribui muito para altos índices glicêmicos, que por sua vez podem gerar o aumento de peso não sendo indicados por exemplo para diabéticos.
Já os carboidratos formados por polissacarídeos ou os chamados carboidratos complexos tem como vantagem a demanda de um tempo maior de digestão que pode chegar até 2 horas, o que dá maior saciedade e consequentemente ajuda evitar ataques à geladeira antes do tempo, ajudam no processo de emagrecimento, ajudam a regular o intestino por serem ricos em fibras e possuem menor impacto glicêmico. 

O carboidrato como assim como proteína e lipídios se consumidos com moderação ajudam a manter o organismo em perfeito funcionamento.

domingo, 10 de março de 2013

CORTAR OU NÃO O CARBOIDRATO À NOITE?











Todo dia aparece uma nova dieta, um remédio milagroso, uma ideia mirabolante para emagrecer. Mas a verdade é que a única fórmula que é realmente equilibrada e que tem garantia de sucesso é uma alimentação equilibrada preferencialmente associada a exercícios físicos.
Dentre as tantas dietas que circulam por aí, a que exclui totalmente o carboidrato (Dieta da proteína) ou exclui da dieta no período noturno são muito utilizadas e propagadas na mídia.
Uma alimentação equilibrada precisa de proteína, carboidrato e lipídios, então porque excluir o carboidrato? Porque fazê-lo de vilão?

O consumo excessivo de carboidrato é prejudicial sim, principalmente dos carboidratos ditos simples, que por processarem muito rápido contribuem para picos glicêmicos. Consumir carboidratos em excesso traz aumento no peso, porém na medida de acordo com as novas pesquisas mantém o equilíbrio do organismo e beneficia o emagrecimento e a manutenção do peso. 

Um recente estudo israelense aponta que o consumo de carboidrato a noite beneficia a dieta dando mais saciedade ao longo do dia. 

Vejamos porque.

De acordo com o estudo que tomou por base o período chamado de  Radamã, que no calendário islâmico representa a revelação do Corão a Maomé e que os islâmicos fazem jejum diário por 30 dias do amanhecer até que o sol se ponha, ao consumir carboidrato a noite o organismo se mantém mais tempo saciado ao longo do dia por trazer alterações no metabolismo da leptina, da grelina e da adiponectina. 

A leptina é uma substância capaz de diminuir o apetite tendo seu pico à noite e nas primeiras horas da manhã. Na pesquisa quem comeu carboidrato a noite manteve picos altos da substância durante a tarde resultando em mais saciedade. 

A grelina que é o hormônio da fome, por sua vez, manteve-se baixa durante o dia para quem consumiu o carboidrato a noite, sendo que o seu pico é em jejum ou em períodos que antecedem as refeições. No grupo que ingeriu o carboidrato a noite este hormônio desviou seu pico para a noite.
Por sua vez, a adiponectina que é considerada uma substância protetora, pois favorece a ação da insulina e consequentemente o aproveitamento da glicose foi mantida em níveis elevados para quem consumiu o carboidrato também a noite. Quanto mais adiponectina melhor o funcionamento do cérebro, do coração, do fígado... e com esse hormônio elevado a proteína C-reativa caiu diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares. Outra observação foi com relação a manutenção de níveis bons de colesterol e triglicerídeos.
Na pesquisa, tanto os participantes do grupo que consumiram , quanto os que não consumiram o carboidrato a noite perderam cerca de 10 quilos, seguindo a dieta de 1500 calorias. Entretanto a vantagem do consumo do carboidrato foram os benefícios citados acima e o fato de que a dieta não se torna rígida, sem contar que segundo endocrinologistas da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metaboligia (SBEM) a ingestão de carboidratos a noite quebra o paradigma de que prejudica o emagrecimento, sem contar que de fato nunca houve também uma comprovação científica de que não deveria ser consumido neste horário. 

O que vale frisar é que o que faz engordar é uma dieta descontrolada, associada a falta de exercícios físicos.

O PODER DOS ÓLEOS


A bariátrica é sim o pontapé inicial,mas precisa de todo cuidado para que a perda de peso seja satisfatória e, principalmente, para que mantenhamos o peso depois.
Fórmula mágica já estamos cansados de bater na tecla que não existe. Quem nos dera!
Porém algumas fórmulas podem ajudar bastante quando associadas a uma dieta bem equilibrada.  A exemplo os óleos que hoje estão aí bombando nas revistas e sites de dieta e saúde.
A lista é bem grandinha, óleo de cártamo, de linhaça, de girassol, de coco,  de chia.... E tome óleo.
Mas será que realmente tem poder? Bom, de acordo com os nutrólogos sim.
As propriedades vão desde a queima de gordura a cicatrização e saciedade, e uma sugestão para potencializar a eficácia desses óleos é fazer um mix que alia a propriedade de cada um dando um Up no processo de emagrecimento por exemplo, pois a mistura de óleos tende a deixar a digestão mais lenta, logo mantém a saciedade teoricamente por mais tempo.
Vamos ao que tem de vantagem em alguns:
Óleo de linhaça- ajuda a diminuir o colesterol, é rico em ômega 3 ajudando a combater o processo inflamatório, como a celulite e dá uma ótima mãozinha no funcionamento do intestino.
O óleo de Girassol- possui fibras que ajudam no funcionamento do intestino e reduzem a fome pois dificultam a absorção do açúcar e da gordura.
Óleo de cártamo- dá aquela acelerada no metabolismo proporcionando a queima de gordura.
Óleo de Gergelim e Macadâmia- ajudm a mulherada no combate à celulite porque são  excelentes anti-inflamatórios.
O óleo de coco, queridinho do momento, melhora o funcionamento da tireoide e ajuda a queimar gordura.
Óleo de chia- faz a digestão ficar mais lenta aumentando a sensação de saciedade e ajuda a diminuir os riscos de doenças cardiovasculares.

Para ajudar a matar aquela vontade de comer entre as refeições uma opção é o mix de óleo de linhaça e óleo de girassol. Coloque 150ml de óleo de linhaça, 50ml de óleo de girassol em um recipiente higienizado, e pode aromatizar com manjericão, coentro, louro. Vede bem. Use nas refeições. 

sexta-feira, 8 de março de 2013

OPTAR PELA BARIÁTRICA É O CAMINHO MAIS FÁCIL?

A cirurgia bariátrica está cada dia mais popular. Fato.

A cada dia aumentam o número de pacientes que operam com imc menor que 40, ou seja, fora da obesidade mórbida. Também um fato.

Algumas pessoas operam EXCLUSIVAMENTE pela estética, mesmo as que por vezes tem imc 40, porém não apresentam comorbidades. Mais um fato.

Agora considerar que a opção pela bariátrica é o caminho mais fácil, aí são outros quinhentos, porque já não é de fato tão verdadeiro.

Decidi operar é um dos primeiros pontos para discutir se a bariátrica é o caminho mais fácil ou não, porque mesmo operando com imc 35 e sem tantas comorbidades a pessoa está obesa e portanto seu risco cirúrgico tende a ser maior do que quem não é obeso e decidir ir para a sala de cirurgia para mim não teve nada de fácil.

De imediato temos o risco de fístula, de dobras intestinais, tem a loteria de ganhar ou  não alguns cálculos na vesícula e aí é mais uma cirurgia, ou seja, riscos que fazem a bariátrica não ser tão simples e principalmente riscos que precisam ser analisados e levados bastante em consideração para tomar a decisão final....

Passar pela readaptação como se fôssemos um bebê em desenvolvimento, dieta líquida, pastosa até chegar a sólida podendo vir acompanhando a esse processo a síndrome do dumpping, os entalos, a fraqueza, a dificuldade que muitos apresentam de inserir carne novamente na dieta. E lá vamos nós para um mar nem tão cheio de rosas assim.

Ai tem também o efeito  platô, tem que tirar a força de vontade de onde for para exercitar o corpo, tem a flacidez que acompanha a maioria dos casos e que dependendo da sobra de peles lá se vão mais intervenções cirúrgicas, tem que lidar com a nova imagem que em muitos casos não agrada e requer acompanhamento psicológico.

Temos que aprender a lidar com a nossa compulsão nem que seja na marra, porque o controle é sempre, afinal não tem nenhum milagre. Então, se  vacilar a alma de gorda(o) que mora em nós está pronta para aflorar.

Precisamos de todo um cuidado com relação ao que comemos e o quanto comemos para poder manter os níveis nutricionais em dias e mesmo assim temos que suplementar oral e muitas vezes endovenosa e aí vamos às injeções de B12, de Noripurum, suplementação de cálcio e vitamina D e por aí vai, sem contar os exames de rotina geralmente feitos a cada 3 meses no primeiro ano e a cada 4 ou 6 meses anos seguintes,  que mais parece a doação de sangue de tantos tubos colhidos.

Fácil? Nem tanto.....

A bariátrica nos traz um fantasma, o obeso que somos o tempo inteiro ali, latente, esperando a oportunidade. Ela é um grande empurrão sim e muita gente emagrece com a bariátrica sem fazer esforço também, mas isso não significa que seja o caminho mais fácil porque ninguém sabe o que vem depois.

A medida que o tempo passa a fome surge com força, a dieta vai sumindo, hábitos ruins  podem se reinstalar e assim por vezes temos que matar mais de um leão por dia para poder manter o foco, manter o controle.

Definitivamente não me considero exemplo, nem me sinto a Sheena Guerreira das selvas, nada disso. Busquei a bariátrica depois de tentar vários métodos, depois de pesquisar e analisar muito prós e contras. Operei porque queria mais saúde e óbvio que pela estética também. Operei com IMC 38,5, peso menor que 100, perdi 41 quilos, não malhei no primeiro ano, os exercícios que fazia era dançar no kinect, caminhar, então a flacidez se instalou, cheguei a meta médica com 9 meses e com 1 ano estava na minha meta pessoal, mas não foi realmente um caminho fácil.

Tenho medo de engordar, tenho medo de não resistir as tentações, tenho medo da minha compulsão vencer. Lógico que com a gastro passamos a ter algumas limitações que ajudam a manter o peso e também em caso de reganho perder com mais facilidade, mas nada nos dá garantias de que não vamos engordar, ou mesmo que não teremos problemas futuros.

Acho sim muito digno de admiração e muito guerreiro quem perdeu 10, 30, 50 quilos sem precisar de cirurgia, apenas por conseguir autocontrole sobre a comida, mas também admiro quem operou e perdeu 40, 50, 100 quilos e vem se mantendo porque tem que segurar a boca, fazer execícios e rezar muito pra não cair em tentação.

Não dá para ficar julgando casos, afinal cada qual sabe onde seu calo aperta.




ALGUMAS ALTERNATIVAS NO COMBATE À FLACIDEZ

Mesmo quem não se submeteu a uma gastroplastia, ou perdeu tanto peso, uma hora a pele vai perdendo elasticidade e a flacidez tende mesmo a bater na porta. Mas quando se tem esse efeito sanfona, ou quando o peso perdido é muito e principalmente em pouco tempo fica logo bem evidente. 

A flacidez vai ocorrer porque a pele perde tonicidade, ou pelo menos ela vai diminuir significamente e aí vários fatores podem está inclusos, como a quantidade de peso perdido, idade, exposição ao sol, nutrição, a elasticidade de pele, a genética, se fuma ou não. Em suma, não é um único determinante. Com certeza quanto mais jovem menos tendência a apresentar problemas mesmo perdendo peso. 

Normalmente as áreas mais afetadas incomodam bastante e algumas ficam bem expostas como face, pescoço e braços, além de áreas como abdome e coxas. Nem mesmo pessoas magras ou que praticam esportes estão totalmente ilesas de flacidez. 

A flacidez incomoda seja pela estética, seja por poder ocasionar problemas de pele como no caso de gastroplastizados que tendem a acumular muita pele. E aí consequetemente afeta a autoestima porque não dá para ficar indo a praia de biquini expondo tudo quanto é pelanca e normalmente a gente acaba se privando de usar roupas que gostaríamos para não expor o problema. 

Mesmo a flacidez sendo difícil de resolver em muitos casos sem intervenção cirúrgica, dependendo da situação alguns tratamentos estéticos podem amenizar bastante o problema. Eu testei o Hooke que é um aparelho de radiofrequência, fiz 4 sessões ,mas a fisioterapeuta disse que seriam necessárias pelo menos 10 para um melhor efeito, só que no período comprei em pacote e ai ficou barato, porém tinha outros gastos e não deu pra custear, mas mesmo nas 4 sessões gostei dos resultados.

Óbvio gente que não é nada milagroso, é associado a alimentação e exercício. Os métodos indicados podem ser uma alternativa para quem não quer operar ou não tem condições físicas para tal, lembrando que em graus elevados de flacidez só a faca mesmo.

Os resultados também vão variar de pessoa para pessoa, e se associados a outros tratamentos o resultado é bem mais rápido.

Normalmente os groupons da vida oferecem pacotes de tratamentos, fiquem atentos e vejam se é vantagem mesmo.

Vamos lá a alguns queridinhos do momento.


Radiofrequência: tratamento consagrado baseado na emissão de ondas eletromagnéticas, que promovem o aquecimento superficial e profundo da pele, elevando a uma temperatura em torno de 42 graus. O calor causa um estímulo da produção de fibras colágenas e elásticas, bem como provoca um aumento da circulação sanguínea e, dessa forma, trata e previne a flacidez de pele. Há vários tipos de equipamento que emitem radiofrequência unipolar, bipolar ou multipolar.
Laser Infravermelho: a luz laser infravermelha penetra profundamente na pele e, por isso, é capaz de estimular a produção de colágeno, elastina e outros componentes responsáveis pela sua elasticidade e sustentação. Vários aparelhos disponibilizam essa técnica.

Ultrassom microfocado: tecnologia inovadora em que cada disparo das ondas ultrassônicas origina pontos de retração da pele. Ao final de cada sessão, são realizados até 10.000 disparos, que aquecem pontualmente as camadas mais profundas da derme, local ideal para estimular a formação de colágeno e elastina, reduzir a flacidez e melhorar a elasticidade da pele. É utilizado, principalmente, na flacidez de face e pescoço.

Radiofrequência fracionada + ultrassom: moderno procedimento que possibilita a realização de centenas de microperfurações sobre toda a região da pele tratada, seguida de infusão de substâncias ativas com auxílio do ultrassom. Após a realização dos "furinhos", que podem ter sua profundidade controlada, pode ser empregado um equipamento especial que emite ondas de ultrassom capazes de empurrar vários tipos de medicamentos no interior das perfurações. Isso permite que o médico possa infundir medicamentos específicos diretamente na camada mais profunda da pele, aumentando a eficácia dessa terapia, que pode contribuir para a redução da flacidez, bem como para vários outros problemas estéticos.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...