sexta-feira, 12 de julho de 2013

NOVAS ORIENTAÇÕES MÉDICAS

Como já havia mencionado outras vezes a fase agora é ir para as plásticas. Já tenho todos os exames em mãos, liberação do cardiologista, do cirurgião bariátrico e também  avaliação do cirurgião plástico, mas é preciso pensar no que vem depois, afinal a luta diária para manter as taxas em dias não podem ser abaladas pela cirurgia, principalmente minha reserva de ferro que é uma danada para baixar e como a plástica é uma intervenção cirúrgica em que posso ter muita perda sanguínea é preciso trabalhar com a prevenção.

Apesar de ainda não ter certeza com relação a data, até porque na atual conjuntura não sei quando será, pois aqui em São Luís não há médicos conveniados e aí eu teria duas opções: pagar os honorários médicos e pedir reembolso ( o que não tenho condições de fazer agora) ou escolher um outro Estado que tenha médicos conveniados para realizar os procedimentos, o que colocando na ponta do lápis teria um custo alto também não somente pela logista, mas por toda a estrutura que sair de casa requer em função dos meus filhos, mesmo assim é importante já pensar, prevenir possíveis quedas nessas taxas e mesmo que não venha a fazer agora já as estarei mantendo em bons níveis e a saúde agradece.

Então ontem foi a minha consulta com a nutróloga e ela fez as seguintes considerações apesar dos exames indicarem a liberação para a plástica:

1- Vou fazer uso do Citoneurim 500, 6 ampolas (2 caixas) aplicadas 1 a cada 5 dias.. ai ai ai meu bumbum, isso porque não acho a B12 sublingual aqui, mas estamos vendo a questão da manipulação se é possível, ou mesmo se mando comprar fora. 

E porque repor a B12 se ela está dentro do índice esperado? Porque é uma vitamina que depois que cai é bem mais difícil de repor e mesmo independente de fazer o procedimento cirúrgico pacientes bariátricos devem fazer essa reposição como forma de prevenção.

2- Continuar focando na carne vermelha pelo menos 4 vezes por semana para manter as taxas de ferro em dias. E ela fez uma observação que foi a de não tomar café após almoço e jantar pois a cafeína inibe a absorção do ferro. 

3- Manter a reposição de ferro oral só que agora trocando o Folifer pelo Viferrin. A diferença entre os dois é que o segundo tem B12 na composição além de ácido fólico e ferro. Por enquanto não entro com Noripurum venal. E continuo tomando a vitamina C junto com o ferro para potencializar absorção. 

4- A vitamina D continua dentro do padrão desejável, mas como o cálcio está um pouco abaixo (4,38) vou repor com o MIOCALVEN D que é a base de citrato de cálcio. De acordo com a minha médica e baseado em estudos também, para quem fez a bariátrica esta forma do cálcio é melhor absorvida pois depende menos do ácido gástrico que no nosso caso é em menor quantidade, diferentemente do que ocorre com o carbonato de cálcio.

5- Fazer a densitometria óssea 

6- Suspender a menstruação. Isto porque, apesar de fazer reposição oral, ter feito a endovenosa com noripurum, focar minha alimentação para ingestão de ferro, a minha ferritina apesar de está dentro do normal no momento a taxa ainda é mais para o baixo índice, sem contar que ela cai com facilidade e é difícil repor. Como tenho fluxo menstrual intenso a dra. Graça acredita que usado o diu MINERA que suspende o fluxo essa minha taxa não só aumente como possa deixar de cair com tanta facilidade.

7- Com a inserção do Miocalven D mudamos também os horários de medicações para não comprometer a absorção de nenhuma medicação, daí passo a tomar pela manhã o Miocalven, e aí o cardapio do café da manhã também é focado nesse cálcio.  Antes do almoço a vitamina C com Viferrin, no jantar o Centrum e na ceia tomo a outra dose do Miocalven D.

8- Voltar com a nutricionista para readequarmos as indicações alimentares.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...