domingo, 10 de março de 2013

CORTAR OU NÃO O CARBOIDRATO À NOITE?











Todo dia aparece uma nova dieta, um remédio milagroso, uma ideia mirabolante para emagrecer. Mas a verdade é que a única fórmula que é realmente equilibrada e que tem garantia de sucesso é uma alimentação equilibrada preferencialmente associada a exercícios físicos.
Dentre as tantas dietas que circulam por aí, a que exclui totalmente o carboidrato (Dieta da proteína) ou exclui da dieta no período noturno são muito utilizadas e propagadas na mídia.
Uma alimentação equilibrada precisa de proteína, carboidrato e lipídios, então porque excluir o carboidrato? Porque fazê-lo de vilão?

O consumo excessivo de carboidrato é prejudicial sim, principalmente dos carboidratos ditos simples, que por processarem muito rápido contribuem para picos glicêmicos. Consumir carboidratos em excesso traz aumento no peso, porém na medida de acordo com as novas pesquisas mantém o equilíbrio do organismo e beneficia o emagrecimento e a manutenção do peso. 

Um recente estudo israelense aponta que o consumo de carboidrato a noite beneficia a dieta dando mais saciedade ao longo do dia. 

Vejamos porque.

De acordo com o estudo que tomou por base o período chamado de  Radamã, que no calendário islâmico representa a revelação do Corão a Maomé e que os islâmicos fazem jejum diário por 30 dias do amanhecer até que o sol se ponha, ao consumir carboidrato a noite o organismo se mantém mais tempo saciado ao longo do dia por trazer alterações no metabolismo da leptina, da grelina e da adiponectina. 

A leptina é uma substância capaz de diminuir o apetite tendo seu pico à noite e nas primeiras horas da manhã. Na pesquisa quem comeu carboidrato a noite manteve picos altos da substância durante a tarde resultando em mais saciedade. 

A grelina que é o hormônio da fome, por sua vez, manteve-se baixa durante o dia para quem consumiu o carboidrato a noite, sendo que o seu pico é em jejum ou em períodos que antecedem as refeições. No grupo que ingeriu o carboidrato a noite este hormônio desviou seu pico para a noite.
Por sua vez, a adiponectina que é considerada uma substância protetora, pois favorece a ação da insulina e consequentemente o aproveitamento da glicose foi mantida em níveis elevados para quem consumiu o carboidrato também a noite. Quanto mais adiponectina melhor o funcionamento do cérebro, do coração, do fígado... e com esse hormônio elevado a proteína C-reativa caiu diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares. Outra observação foi com relação a manutenção de níveis bons de colesterol e triglicerídeos.
Na pesquisa, tanto os participantes do grupo que consumiram , quanto os que não consumiram o carboidrato a noite perderam cerca de 10 quilos, seguindo a dieta de 1500 calorias. Entretanto a vantagem do consumo do carboidrato foram os benefícios citados acima e o fato de que a dieta não se torna rígida, sem contar que segundo endocrinologistas da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metaboligia (SBEM) a ingestão de carboidratos a noite quebra o paradigma de que prejudica o emagrecimento, sem contar que de fato nunca houve também uma comprovação científica de que não deveria ser consumido neste horário. 

O que vale frisar é que o que faz engordar é uma dieta descontrolada, associada a falta de exercícios físicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu recado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...