quarta-feira, 28 de novembro de 2012

SUPERANDO ALGUNS LIMITES

Na vida a gente vai aprendendo que temos que dar um passo de cada vez e a gastro eu costumo dizer que é como voltar ao primeiro ano de vida. A criança nasce e aí é só liquido, depois pastoso até chegar a sólida com restrições e enfim ser liberada para tudo.

Mas não é só a alimentação que muda, que requer adaptação, é todo o modo de vida, toda a percepção sobre o corpo que sofre alterações.

É muito comum as pessoas operarem mesmo magras terem uma visão deturpada da sua imagem, há pessoas que surtam mesmo que ainda estão com peso em excesso mesmo a balança mostrando o contrário e tudo requer um bom preparo psicológico.

A maioria dos obesos, creio que pelo menos mais de 90% são sedentários e esse é um hábito que precisa ser mudado junto com a opção de operar, uma vez que potencializa o emagrecimento, fortalece ossos e musculatura, dá ânimo para o dia-a-dia.

Eu fiz caminhadas regulares até o 4º mês da cirurgia, mas por inúmeras razões que incluiu também uma certa preguicite aguda de exercitar, resquício de anos de sanfona e obesidade parei as atividades regulares, daí o exercício era  dançar no kinect vez por outra.

Desde a visita com o cirurgião plástico em julho eu já estava planejando ir para a academia, mas aí veio a retirada da vesícula e tive que adiar, de qualquer forma agora no começo de Dezembro farão 3 meses que comecei com os exercícios. No começo dores musculares, aquela coisa de talvez eu não vá ou hoje estou cansada, só que determinei que tenho que ir e fui tomando gosto mesmo.

Só que hoje fiquei bastante satisfeita com os resultados que tenho tido. Primeiro eu consegui correr 20 minutos na esteira, mesmo corrida leve mais corri, depois fiz musculação e ainda iniciei a aula de muay boran que é o muay thai antigo.

Há um ano eu nem conseguia me mexer direito, ainda tinha as dores nas costas e a fascite plantar ainda gritava mesmo com 3 meses de gastro. E hoje conseguir terminar os exercicios propostos foi muito bom mesmo.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

resultado do CELLU DESTOCK

Há um tempo fiz uma postagem sobre o creme anti celulite e gordura localizada da VICHY o CELLU DESTOCK (http://depoisdagastroplastia2.blogspot.com.br/2012/09/abaixo-gordura-localizada.html). Bom, vamos a minha observação de resultado.

O creme promete resultados perceptíveis com duas semanas consecutivas de uso e um efeito tensor e pele mais lisa após 4 semanas, pois bem, terminei o primeiro vidro e nos 14 dias iniciais não vi tanta diferença, mas até terminar o produto digamos que posso considerar que o resultado chegou aí em 25 % do esperado.

A questão é que a pele com a perda de peso fica flácida, a gente perde peso , mas a gordura localizada tende a ficar, então creio eu que uma pessoa com a tonicidade normal da pele tenha melhores resultados. Acredito que a longo prazo eu consiga um efeito melhor.

domingo, 25 de novembro de 2012

MUDANDO O GUARDA-ROUPA

Se adaptar ao novo manequim é por vezes um tanto difícil, tendo em vista que a moda plus size é restrita e aí ficamos meios perdidos (as) com o que usar, com tamanho, com o que cai bem ao novo corpo.

Certo que nem tudo o que está na moda tem que ser necessariamente usado por todos, pois é preciso considerar biotipo e idade por exemplo. E no caso de gastroplastizados tem que ser algo que fique legal segurando e disfarçando as pelancas.

O ideal é no inicio ir ajustando o que der, e quando começar a comprar optar primeiro por peças básicas que possam ser associadas entre si, pois a perda de peso rápida vai requerer mudanças mesmo no guarda.

Alguns links interessantes

http://www.coisasdenatalie.com/2011/01/saiba-como-montar-um-guarda-roupas.html
http://todaela.uol.com.br/street-fashion/os-acessorios-do-verao-2013
http://mdemulher.abril.com.br/moda/fotos/ta-na-moda/50-pecas-essenciais-verao-2013-699607.shtml#9

BANANA CARAMELADA DIET

Ingredientes

2 bananas (eu usei nanica)
1 colher de sobremesa de adoçante forno e fogão
canela a gosto

Modo de preparo

Polvilhe a banana com o adoçante e a canela e leve ao microondas por 2 minutos. Muito bom para quando bate a vontade de um doce

sábado, 24 de novembro de 2012

FIM DA DIETA LÍQUIDA/PASTOSA, SERÁ QUE PODE TUDO?

A ideia deste post surgiu assim como muitos outros a partir de questionamentos e discussões que vão rolando em alguns grupos que participo pelo face ou mesmo no bate papo em consultório nas consultas de rotina e resolvi escrever porque realmente começou a me incomodar ouvir e ler que MEU MÉDICO LIBEROU TUDO, ou AGORA ESTOU NA SÓLIDA E SOU NORMAL.

Gente! Helloooooooooooo! A banda não toca bem assim de forma alguma. É preciso sim ter cuidado com esse termo TUDO. 

A função da dieta líquida e pastosa, aliás, a função dessa transição alimentar é readaptar o organismo, é cicatrizar bem a cirurgia e paralelamente iniciar o processo de reeducação. 

De uma forma ou de outra vai se emagrecer com a cirurgia? Sim, em tese, independente do que comer após a fase inicial a tendência é que se continue emagrecendo, porém , muita gente extrapola e aí passado os seis meses que é o período em que a perda de peso é maior vêm os platôs, a perda cada vez mais difícil, a meta cada vez mais longe.

Muitos cirurgiões com 30 dias jogam para os pacientes que estes estão liberados para comer de tudo, o que particularmente considero uma colocação irresponsável, pois existe uma finalidade de se ter uma equipe médica justamente para que se tenha toda a assistência necessária e isso inclui um profissional de NUTRIÇÂO, que é quem deve determinar o que se deve ou não comer conforme cada fase e conforme cada paciente. Isso mesmo! O cirurgião tem a função de operar, mas a dieta cabe ao profissional específico. 

Essa concepção de que chegou na dieta sólida pode tudo pode mesmo é colocar muita coisa a perder que não o peso esperado. 

Primeiro, qual o objetivo da gastroplastia? Muitas respostas podem surgir, como ser saudável, ser "normal", ser magro e por aí vai, mas para chegar em qualquer que seja o objetivo o certo é que tem que passar pelo processo de emagrecer e aí como conseguir emagrecer se entrar no jogo acreditando que pode tudo?

Segundo fator para se ter restrições nesse termo TUDO, é que independente da técnica utilizada, o organismo vai está se readaptando a muitos alimentos e o estômago ainda vai está sensível e aí a pessoa nesse pode tudo mete a cara na feijoada, no mocotó, na fritura, em resumo, não faz uma seleção do que come e aí cadê a reeducação alimentar?Sem contar que no by pass por exemplo, meter a cara em muitos alimentos implica em possíveis dumpping, diarreias. 

Terceiro ponto é que a obesidade é doença, é crônica. Operamos e emagrecemos, mas isso não exclui vigilância, isso não exclui dieta, alimentação balanceada, necessidade de exercícios. A obesidade vai sempre está latente, esperando nossas falhas alimentares para se apoderar da situação. Logo, operar significa uma nova chance de ser "normal" porém sob constante controle. 

E a questão que ao meu ver é super importante refere-se ao fato de que a gastro reduz nossa capacidade de absorção (mesmo na sleeve não há 100% de afirmação de que com o tempo não haja necessidade de reposição), então se começarmos a ir atrás desse posso tudo, a tendência é que se faça alimentações carentes de nutrientes. É bem melhor comer um brigadeiro do que uma maçã para a maioria e aí você pode não ter espaço para os dois e optar pelo brigadeiro. Resultado: calorias desnecessárias ingeridas. 

AÍ podem questionar, qual a fórmula? Não existe uma fórmula pronta e acabada, não se muda hábitos de uma hora para outra, não se reeduca sem esforço, não se permanece magro ou mesmo emagrece com hábitos antigos. É buscar melhorar um pouco a cada dia, fazer um exame de consciência. 

A comida deve fazer parte da nossa vida como fonte de nutrição, não podemos nos esconder dela, fazer de conta que não existe, devemos aprender a conviver com ela. 

Os meses iniciais após a gastro em geral são determinantes para o sucesso do processo. É nesses meses que ocorrem as maiores perdas, é nessa fase que o organismo está em maior propensão a readaptação. Quando o processo consegue ter equilibrio, com bom acompanhamento o caminho é bem mais fácil e com grande tendência ao sucesso, mas se isso não ocorre corremos o grande risco de morrer na praia.

Com o tempo o organismo vai aceitando mais comida, os dumpping tendem a ficar mais leves ou mesmo sumirem, a vida vai seguindo o rumo e vamos sim comer tudo o que temos vontade, ou que gostamos e o organismo aceita, só lembrando que o dia do lixo (em que escolhemos comer bobagens) não deve se tornar a semana, o mês, o ano.

A vontade vem, mas muitas vezes temos que dizer NÃO AO TUDO, e aí o lance é pensar na calça 38, no biquini, na melhora da qualidade de vida, no corpo legal, é buscar focar nos objetivos.

Muita gente me pergunta se como de tudo e sempre digo que como na medida. Desde o quinto mês a nutri fez a dieta sólida livre, em que posso consumir os alimentos que "quiser" somente com restrições de quantidades. Como bolo, doce, raramente algo frito, mas fui abolindo algumas coisas que vi que não caiam bem ou que não agregavam valor. Mas se comer num dia tem que gastar no outro, fazer a retomada, essa é a parte difícil do processo e se encarar essa de comer tudo desde o início mais difícil será no futuro. 




sexta-feira, 23 de novembro de 2012

RUMO AO BIQUINI

Desde 2002 , a última vez em que estive de fato magra, após uma das inúmeras mega dietas que fiz na vida que eu não coloco um biquini. Agora para quem mora no litoral, mais precisamente em uma ilha é o fim da picada.

Bom, a medida que o peso foi aumentado eu fui colocando o maiô, primeiro porque acho que biquini é para magro e segundo porque além de magro acho que biquini é para quem tem um corpo pelo menos arrumado.

Apesar de está magra, a barriga ficou detonada, ainda não tenho o corpo que quero, muitas coisas para melhorar, mas garanto que muito já melhorou. Que venham as plásticas. Aliás ansiosa demais da conta porque apesar de está no peso certo incomoda a flacidez, a barriga toda molenga.

Mas vamos lá com foco e fé que em janeiro faço a primeira reparação e ai ferias de julho de 2013 me aguardem que estarei de biquini.
Na foto da esquerda estava com 3 meses de gastro, 25 quilos eliminados e na direita atualmente com 56,8 quilos


Felicidade não tem regra, não é estática, mas tenho vivido feliz mesmo.


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

EXERCITANDO O ESQUELETO

A medida que o peso aumenta paralelamente diminui a mobilidade, vamos ficando mais e mais lentos, e muitas vezes junto vem problemas na coluna, nos pés, articulações e por aí vai.

Nesse feriado fiz um passeio muito bom indo para a cidade de Barreirinhas nos Lençóis Maranhenses. Gente! foi incrível, e certamente poderia sim ter feito o passeio com o peso de 97 quilos, mas teria ficado esbaforida, teria tido muitas dificuldades em caminhar todo o percurso nas dunas.



Foi uma sensação muito gostosa poder fazer tudo o que quis sem todas as limitações que o peso vinha me impondo.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

VISITA À NUTRÓLOGA

Mais uma visitinha médica, desta vez com a nutróloga (Drª Graça Soares) para avaliar os exames após a retirada da vesícula. 

Vamos Lá:
Os exames de glicemia, colesterol, triglicérides, B12, hemograma, transferrina, Gama GT,  Eas, funções renais e fígado estão ok.  O cálcio está no mesmo patamar do exame anterior, ou seja, no limite e a vitamina D que é a mocinha responsável por fixar o cálcio está um pouco abaixo. 

A danada da ferritina continua na mesma estaca, BAIXA, não quer absolutamente se mover mesmo tomando o Folifer há quase dois meses. Entretanto não há anemia mesmo tendo passado pela cirurgia da vesícula. O que é muito bom. 


Qual o resumo disso tudo?

Primeiro, vou repetir os exames de ferro e ferritina uma vez que fiz estes logo em seguida da retirada da vesícula e a médica acredita que possa ter alterado, assim como os exames de cálcio e vitamina D. Além destes foi solicitado também as vitaminas B1 e B6 que fiz a mais de 6 meses. 

Como alguns exames não são feitos na minha cidade e demoram em torno de 15 a 20 dias para ficarem prontos, meu retorno só será dia 4 de Dezembro. 

ENTENDENDO ALGUNS PONTOS

1- Porque a ferritina está baixa, mas não tenho anemia?

A ferritina apesar de ser uma proteína existente no sangue que traduz a reserva de ferro que temos no organismo, não é o único componente que determina a anemia. É preciso ver as taxas de hemoglobina, transferrina, ferro para poder caracterizar anemia. 

2- Se essa ferritina está baixa mesmo antes da retirada da vesícula quando comecei a tomar o Folifer porque não foi adotado a reposição venosa?

Pacientes gastroplastizados com o desvio do duodeno possuem dificuldades de absorção principalmente de ferro e cálcio justamente porque é nessa parte do intestino que é a maior quebra destes elementos, entretanto, quando não há apresentação de anemia, a vitamina B12 mantém-se em um nível de pelo menos 400, e outros elementos que compõem o sangue estão em níveis bons MEU CASO) o uso de medicação oral ainda cabe devendo, entretanto, ser muito bem monitorado. (mesmo já tendo mais de 1 ano, como desde o 10° mês essa ferritina apresenta baixa, o médico está monitorando a cada 2 meses). 

De acordo com a médica não se pode afirmar que toda medicação para pacientes gastroplastizados não surte efeito por via oral, pois depende muito de onde é feita a absorção. 

3- Quando devo então usar medicação venosa?

Sempre que necessário ou mesmo de modo preventivo como muitos médicos vêm fazendo atualmente, por exemplo, alguns pacientes são orientados a tomar citoneurim uma vez por mês mesmo com as taxas estando nos níveis ideais. Lembrando que com o acompanhamento frequente é possível entrar com a medicação venosa antes que as taxas caiam demais, evitando por exemplo que chegue a anemia. 

Como pretendo fazer a plástica reparadora do abdômen em janeiro, após repetir os exames conforme estiverem as taxas vamos fazer medicação venosa até a cirurgia.  

4- Qual o risco da ferritina baixa?

Como a ferritina é a reserva de ferro no organismo, então se baixar os níveis de ferro e hemoglobina por exemplo o organismo não terá onde buscar ferro para se recompor e aí pode-se ter uma anemia séria, até mesmo crônica. 

5- A ferritina é produzida no fígado, significa que meu fígado está ruim, porque tive esteatose séria?

Não, os exames laboratoriais e a ultrassom mostram que está com bom funcionamento, essa baixa na taxa está relacionada à má absorção mesmo. 

6- Quanto ao cálcio, precisarei fazer a reposição?

Ele não está abaixo do normal, mas no limite e como a vitamina D é que está baixa nesses exames eu só teria que repor a D para consequentemente melhorar a absorção do cálcio. Entretanto, como o exame que fiz agora foi o da Vitamina D 1,25 Dihidroxi que está relacionada mais aos fatores de hipo e hipertireoidismo  a médica pediu a Vitamina D 25 Hidroxi que é a que está diretamente relacionada a mineralização do cálcio para ter a realidade do organismo sobre a minha absorção de vitamina D

Mas já com estes exames em mãos por 30 dias (até o retorno) estarei tomando o CalcioFort que é cálcio + vit D, pois a minha família tem todo um histórico de osteoporose. Após o exame será definido se permanece o cálcio ou se será só a vitamina D a ser reposta, pois a reposição deve ser bem avaliada a longo prazo uma vez que o excesso de cálcio pode provocar cálculos renais que é bem comum em pacientes gastroplastizados. 

OUTRAS ORIENTAÇÕES

1- permanece a obrigatoriedade de comer carne vermelha pelo menos 4 vezes por semana (tbm indicado pela hematologista que aliás minha consulta foi desmarcada e por isso levei os exames somente para a nutróloga) .

2- pegar sol pelo menos 15 minutos entre as 7 e 10 horas da manhã (esse está dificílimo).

3- Tomar 2 copos de leite diariamente, investindo nos leites enriquecidos

4- Alternar as carnes vermelhas com ovos, peixes. 





domingo, 4 de novembro de 2012

FILÉ DE FRANGO AO SUGO PICANTE

Ingredientes

4 filés de peito de frango
1 colher de café rasa de sal
pimenta do reino à gosto
suco de 1 limão
1 dente de alho bem amassado
curry à gosto
1 xícara de molho de tomate light (você pode preparar o molho que fica mais saudável ainda)
50 ml de vinho
pimenta calabresa à gosto
1 colher de sopa de salsinha picada
4 folhas de manjericão
1/2 cebola picada
1/2 tomate sem pele picadinho
azeite de oliva


Modo de preparo

Tempere os filés com sal, pimenta do reino, limão, alho e curry e deixe descansar por uma meia hora. Enquanto isso aqueça uma panela e coloque um fio de azeite de oliva, doure a cebola, acrescente o tomate e  vá mexendo até que ele fique meio esbagaçado, então coloque o molho de tomate, a pimenta calabresa, o orégano, o manjericão e a salsinha e o vinho e deixe ferver. apague o fogo e reserve.

Passe os filés de frango na chapa até que estejam dourados (outra opção é colocar em um refratário e levar ao forno). Aqueça um pouco o molho e cubra os filés. Sirva com uma salada e um arroz branco.


A salada é de alface roxa, alface crespa, manga, pimentão amarelo e verde, tomate, manjericão fresco e hortelã.

MOUSSE DE RICOTA COM LIMÃO DIET

Nesse mundo gastroplac a gente tem que buscar alternativas para não viver metendo o pé na jaca e uma delas é transformar receitas muito calóricas em light ou diet. E como gosto de receitas práticas, saborosas e que de preferência não pesem no bolso essa é uma boa dica.




Ingredientes:

200g de ricota
150 ml de leite desnatado
1 pacote de gelatina sem sabor incolor (1 folha)          
suco de 3 limões (aproximadamente 80 ml)
3 colheres de adoçante culinário
2 caixinhas de creme de leite
1 colher de sobremesa de suco de limão
raspas de limão
3 tabletes de chocolate branco diet (Gold)


Modo de preparo






No liquidificador bata a ricota, o leite, o suco dos 3 limões e 1 e 1/2  caixinha de creme de leite e o adoçante até que fique homogêneo. Pare de bater e prepare a gelatina sem sabor conforme indicado na embalagem. Volte a bater e acrescente a gelatina batendo por mais 1 minuto. Coloque em um refratário pequeno ou distribua em taças e leve a geladeira por pelo menos 2 horas.

Assim que a mousse estiver firme em uma panela coloque o creme de leite restante, o chocolate diet e a colher de sopa de limão, leve ao fogo baixo até que derreta o chocolate e fique bem homogêneo. Cubra a mousse e decore com as raspas de limão. Leve à geladeira por mais uma meia hora para resfriar a cobertura.




DICA: Você pode usar a base da mousse e trocar apenas o sabor, por exemplo, laranja, manga, kiwi, assim como pode também fazer uma calda de fruta que fica uma delícia.


sábado, 3 de novembro de 2012

BOLO COM CASTANHA E BANANA


Ingredientes

1 ovo
1 xícara de adoçante culinário
1/3 de xícara de margarina light
1 banana amassada
1/2 xícara de amido de milho
1/2 xícara de farinha de mandioca
1 colher de chá de sal
1 colher e meia de fermento para pão
1 xícara de flocos de amaranto
1/4 de xícara de leite desnatado
1/4 de xícara de castanha do Pará ou de caju triturada

Modo de preparo

Com a batedeira bata primeiro o ovo e o adoçante até que fique homegeo e então coloque a margarina e a banana. Assim que já estiver bem misturado pare de bater acrescente o amido e mexa com a colher até que incorpore com a massa. Use novamente a batedeira e acrescente a  a farinha de mandioca e o sal.

Pare novamente de bater para colocar os flocos de amaranto. Mexa com uma colher até incorporar o amaranto na massa. Volte a bater e coloque o leite até que fique bem homogêneo. 

Coloque em uma forma untada e enfarinhada, decore com banana em rodelas, polvilhe canela à gosto e leve ao forno por cerca de 40 minutos na temperatura média


sexta-feira, 2 de novembro de 2012

MOUSSE DE IOGURTE COM COULI DE FRUTAS



 Essa mousse é super leve e refrescante, além de fácil de fazer. O acompanhamento desta mouse pode ser tanto calda quanto couli  (palavra de origem francesa; pronuncia-se culí). 




Pesquisando e aprendendo: 

Calda é um acompanhamento de textura melada, que conta com açúcar no seu modo de preparo e sempre vai ao fogo para que o açúcar possa se misturar com os outros ingredients. Pode ser servida quente ou fria.

Coulis é um molho de textura cremosa, resultante de uma fruta ou de um vegetal processado. Normalmente o coulis não tem adição de açúcar (mas algumas receitas podem até incluí-lo) e dependendo do ingrediente principal do coulis, ele pode ser peneirado para que as fibras mais rijas do alimento sejam eliminadas. Para os coulis de frutas é sempre aconselhável adicionar um pouco de suco de limão durante o processamento para que a fruta não escureça nem perca seu sabor original.



Ingredientes

Mousse:

- 3 copos de iogurte natural integral ou desnatado (se optar pelo activia natural fica excelente e é só aumentar para 6 copos.)
- 1 e ½ copo de leite desnatado
- 1 pacote de gelatina sem sabor e incolor em pó*
- 2 pedras de gelo
- Adoçante em gotas (se precisar)

* Normalmente as gelatinas sem sabor são vendidas em embalagens duplas; neste caso usaremos somente um dos pacotinhos

Coulis de Kiwi e Maracujá
- 6 kiwis
- 1 maracujá
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
- Água suficiente para bater (aproximadamente 150ml)
 - 3 colheres de sopa de adoçante culinário (você pode adicionar mais se achar necessário)


Para finalizar:
- Raspas de 1 limão
- Folhas de hortelã



Modo de preparo

Coloque o iogurte e o leite no liquidificador, porém não bata logo. Prepare a gelatina conforme  a indicação na embalagem (não deixe a gelatina ferver pois perde a função). 

Com a gelatina pronta bata os ingredientes que estão no liquidificador, então acrescente a gelatina, continue batendo e por fim acrescente o gelo e bata até que seja totalmente triturado. 

Coloque em recipientes separados ou em um só e leve a geladeira por cerca de 3 horas. 





Modo de preparo do coulis:

- Descasque os kiwis (reserve um kiwi para decorar) amasse bem com um garfo e passe numa peneira.  Como o maracujá é muito ácido coloque a água para ferver com o adoçante culinário, acrescente o maracujá e deixe ferver por uns 2 minutos. Apague o fogo e acrescente o kiwi, misture bem e leve a geladeira. 




Preparando as raspas de limão

- Prepare as raspas de limão esfregando a casca do limão em um ralador de ralo fino, em movimentos circulares. Para que não fique com sabor amargo, evite ralar até chegar no bagaço (parte branca entre a casca e a polpa da fruta).

- Mude o limão de posição e rale novamente. Proceda dessa mesma forma com toda a superfície do limão.

Montagem:

Potinhos individuais
Desenforme a mousse, coloque o coulis ao redor da mousse e enfeite com as raspas de limão.

Recipiente grande
Devido a quantidade de mousse no recipiente grande corre-se o risco dela desmontar no desenforme. Para evitar riscos, use um boleador de sorvete (ou uma colher grande) e coloque duas bolas para cada porção. Coloque o coulis em volta da mousse e
enfeite com as raspas de limão.

Sugestão:  Se preferir um modo ainda mais rápido de fazer, opte por uma calda já pronta usando geleia industrializada (tem opções diet). Misture a geleia com um pouco de água até deixá-la com a consistência desejada. Mas cuidado! Como o sabor da geléia é bem mais forte, a quantidade a servir por porção deverá pequena para que não fique enjoativo.


PEITO DE FRANGO COM IOGURTE

Aproveitando o feriado para fazer minhas peripécias culinárias, hoje foi dia de peito de frango especial.

Ingrediente

8 filés de frango
sal a gosto (mas eu usei 1 colher de sobremesa rasa)
suco de 1 limão
1 dente de alho bem amassado
páprica doce à gosto
curry à gosto
1 pote de iogurte natural desnatado
2 colheres de sopa de creme de leite
10 ovos de codorna
1/2 tomates em rodela
1/2 cebola em rodela
1 colher de sopa de ervas finas secas (tomilho, orégano e mangerona)
um punhado de manjericão fresco
azeite de oliva


Modo de preparo

Tempere os filés com suco de limão, sal. as ervas finas, páprica, curry, alho e o iogurte e deixe descansar por meia hora.

Escorra os filés de frango do molho colocando em um prato separado.Em uma panela aqueça bem  um pouco de azeite,  o suficiente para untar a panela (eu usei mais ou menos 1 colher de sopa) e vá passando os filés mexendo sempre para evitar que criem muita água. Passe até que estejam dourados, porém sem deixar que sequem demais, se necessário pode acrescentar um pouco mais de azeite.

Após os filés estarem prontos, na panela refogue a cebola, o tomate e o manjericão fresco e acrescente o molho no qual estava o frango. Deixe abrir fervura então coloque os ovos de codorna, deixe ferver por cerca de 1 a 2 minutos no máximo. Cubra os filés de frango e sirva com arroz à grega e uma salada verde.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...