terça-feira, 31 de julho de 2012

E MAIS UMA PÁGINA DA NOVELA VESÍCULA

Oi, passando para relatar mais uma página dessa nova vida. Bom, ontem fui com o cirurgião pegar os exames e a guia para a cirurgia e hoje peguei o laudo com a cardiologista. Já dei entrada no setor de documentação e agora é só aguardar a liberação. Provavelmente estarei realizando o procedimento entre dia 16 e 18 de agosto.
Apesar de ser bem mais tranquilo que a gastro, fico apreensiva sim e a ansiedade vai tomando conta. A cardiologista disse que a probabilidade de qualquer problema é mínima, minha pressão é de menina (10/6), então é relaxar. Agora diz isso pra minha cabeça, né?
Já me organizando para os 15 dias de molho. Bom, é isso, aquilo que não tem remédio, remediado está. Agora é Deus quem comanda.
Ah! por conta da cirurgia o médico receitou o folifer que começo hoje a tomar, pois apesar de não ter anemia, o ferro sérico está ok, como a ferritina está um pouco abaixo e em janeiro pretendo realizar a abdominoplastia além de prevenir uma anemia faço a reposição para a próxima cirurgia.

Bom dia a todos!

domingo, 29 de julho de 2012

ABAIXO O CONHECIMENTO ABSOLUTO!

A relação com a comida é diferente para cada indivíduo, uns comem horrores e tem um metabolismo mega rápido e continuam sempre dentro de um IMC saudável, outros comem nem tanto assim mais possuem uma facilidade ímpar de engordar mais que com um pouco de exercício, um fechar de boca aqui e outro ali rápido voltam ao peso ideal e há os casos que o controle sobre a comida não existe, como o meu que necessitei recorrer à bariátrica.

Ok, bariátrica realizada, peso ideal alcançado, tentando todos os dias permanecer uma ex gorda. Mais isso me faz um ser conhecedor absoluto sobre a bariátrica? Me permite julgar, apontar o dedo ou condenar alguém? Evidentemente que não.

O fato de conhecer o processo não me faz uma expert no assunto. Todos os dias surgem novas pesquisas, com o passar do tempo adaptam-se as técnicas, cada organismo reage de uma forma, então como conhecer e saber tudo? Impossível.

O porque deste post gente é para lembrar que estar magra, sim, porque a obesidade fica apenas latente, não pode me subir a cabeça.

Participo de alguns grupos e vejo pessoas que operaram e condenam tudo como se jamis cometessem seus pecados gastronômicos e o pior, pessoas que nem passaram pelo processo apontando o dedo quando alguém diz que comeu isso ou aquilo.

Pensamento de gordo é ruim sim, a luta é árdua e diária, porém apesar de necessária não deixa de ter tréguas. Quando optei por operar, optei também por me reeducar e a reeducação inclui comer o que se gosta, inclui se permitir viver socialmente, inclui reaprender a comer.

Se houvesse um conhecimento absoluto sobre obesidade ninguém engordava e isso é um fato. A vida é feita de escolhas e de consequências. Eu escolhi ter uma nova chance, escolhi reaprender a comer, mais não escolhi me privar de tudo o que gosto. Hoje, alimentos gordurosos não me caem bem, graças à Deus, mais os doces que infelizmente não tenho dumpping descem muito bem, então o que tenho a fazer é controlar.

A relação com a comida para os obesos quando em abstinência é parecida com a abstinência de álcool, por exemplo, pois o organismo sente falta e aí quando a pessoa volta a usar a tendência é abusar. Daí a necessidade de não privar, mais sim moderar.

Sempre a melhor opção é o alimento sem o açúcar, sem a gordura, mais se a vontade vier e comer um dia você sacia sua vontade e pronto. Isso só não pode se tornar uma rotina. E aí algumas pessoas perguntam: e o risco de voltar a comer demais? Bom, não se come como passarinho para sempre depois da gastro, não adianta dizer que aquele ou este alimento engorda, porque tudo pode engordar, com exceção de água, então esse é o papel do acompanhamento psicológico, da força de vontade de cada um.

Sempre digo que é fundamental seguir as recomendações médicas e nutricionais, fazer o acompanhamento certinho e aí com o tempo mesmo muitos alimentos até deixamos de sentir falta, principalmente porque a tendência é nos acostumarmos a comer melhor, a comer para viver e não viver para comer.

Equilíbrio é fundamental para a vida e não só para lidar com as compulsões alimentares. Fácil? De forma alguma, mais possível.

A BARIÁTRICA FOI RECONHECIDA COMO UMA OPÇÃO PARA TRATAR O DIABETES


Estudo brasileiro atesta controle do diabetes em 99% dos pacientes bariátricos

Efeito metabólico da operação mostrou-se eficaz em diabéticos com obesidade leve que não respondiam mais a tratamentos clínicos baseados em remédio, dieta e exercícios

O Brasil está sendo apontado pela comunidade científica como o principal centro de estudos sobre o efeito da cirurgia bariátrica no tratamento das doenças associadas ao excesso de peso, como o diabetes mellitus tipo 2 – doença que atinge cerca de 170 milhões de pessoas no mundo, causa três milhões de mortes por ano e se tornou uma pandemia paralela à explosão da obesidade, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.

Um exemplo dessa liderança brasileira em pesquisa é o estudo “Efeitos da cirurgia de bypass gástrico em pacientes com diabetes tipo 2 e obesidade leve”, desenvolvido no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, em que 66 diabéticos com obesidade leve foram submetidos à técnica bypass gástrico (gastroplastia com desvio intestinal em “Y de Roux”), o mais popular tipo de cirurgia bariátrica realizado no mundo, por videolaparoscopia.

Selecionada para a edição de julho da conceituada Diabetes Care, revista oficial da American Diabetes Association (ADA), a pesquisa fez acompanhamento pós-operatório ao longo de seis anos e detectou a remissão do diabetes tipo 2 em 88% dos pacientes e a melhoria do controle glicêmico em 11% deles.

Em junho, o estudo do Hospital Oswaldo Cruz foi apresentado na 72º Scientific Session da ADA, especificamente no Diabetes Care Symposium. O conselho editorial da revista Diabetes Care o elegeu entre os cinco melhores trabalhos do total de 156 submissões feitas à publicação desde novembro de 2011. “O estudo foi reconhecido por ser pioneiro no seguimento de longo prazo, com 100% dos pacientes avaliados no pós-operatório, excelentes resultados, sem mortalidade e sem complicações graves”, explica coordenador do estudo e presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Ricardo Cohen.

ESTUDO EM NÚMEROS

Seleção
- Total de 66 pacientes;
- 40 homens e 26 mulheres com histórico de 7 a 12 anos de diabetes mellitus tipo 2 sem resposta ao tratamento clínico.

Conceitos e parâmetros
- Remissão do diabetes tipo 2 – Hemoglobina glicada (HbA1c) < 6,5%;
- Melhoria satisfatória do controle do diabetes tipo 2 – HbA1c < 7%;
- Suspensão dos medicamentos – HbA1c < 6,4%;
- Redução dos medicamentos – glicemia de jejum < 120 mg/dL ou glicemia pós-refeição < 160 mg/dL;
- Hipertensão resolvida - < 130/80 mmHg sem uso de medicamento;
- Triglicérides resolvidas - < 150 mg/dL sem medicamento;
- LDL colesterol resolvido - < 130 mg/dL com remissão do diabetes ou < 100 mg/dL com diabetes persistente;

Resultados em seis anos de acompanhamento pós-operatório
- Remissão do diabetes tipo 2 em 88% dos pacientes;
- Melhoria no controle da doença em 11% dos pacientes;
- Hemoglobina glicada (HbA1c) baixou de 9,7% (variação +- 1,5%) para 5,9% +- 0,1%;
- Glicemia de jejum reduziu de 156+-11 para 97+-5 mg/dL;
- Glicemia pós-refeição reduziu de 230+- 35 para 168+- 12 mg/dL;

CREAM CHEESE, CREME DE RICOTA, QUEIJO PROCESSADO, REQUEIJÃO E CATUPIRY, O QUE VALE MAIS A PENA?


Eu adoro queijo, seja lá como for, creme, na comida, ralado, enfim. Mais quem está nessa caminhada diária da perda e/ou manutenção do peso sabe que é difícil se manter na linha e que temos que fazer as melhores escolhas.
A mulherada então necessita ter um cuidado especial no consumo diário de cálcio, principalmente depois da bariátrica e para quem não é muito fã de tomar 2 copos de leite por dia, os queijos, assim como os iogurtes são uma excelente forma de substituição por terem grande concentração de cálcio e proteína.
Como tudo na vida, ser bom não significa que pode ser livre, tem que haver moderação. Então vamos lá:
O queijo processado ou fundido é uma mistura de vários queijos com água, manteiga ou creme, além de saborizantes. Possui massa lisa e homogênea, com textura fundente e que se dissolve na boca com facilidade, sendo que no "No Brasil, costuma-se usar o cheddar e o estepe como base", conta o consultor gastronômico Claudio Mechetto. Ótimo para uso em sanduíches e como aperitivo.
O requeijão, por sua vez, é um produto típico do nosso país com sabor suave. Entre seus ingredientes estão a massa do queijo, o creme de leite, água e sais fundentes. É mais comum no estado cremoso, mas pode ser encontrado também em corte. Excelente para lanches e na preparação de recheios e molhos. Tem versão light que é menos calórico.
O Catupiry apesar do nome se referir a uma marca comercial e não ser considerado um tipo de queijo, virou sinônimo de um alimento muito cremoso e ingrediente essencial em várias receitas típicas do Brasil, como pizzas e pastéis. "O catupiry não tem a consistência exata de um queijo e é muito cremoso e com mais quantidade de gorduras e menos nutrientes, portanto mais calórico para ser considerado um requeijão", afirma Roseli.eor de gordura saturada, aquela que aumenta o colesterol". Um pecado.
Cream cheese: sucesso nos Estados Unidos, vem ganhando espaço na culinária brasileira. O sabor natural é o mais famoso, mas existe também adicionado de sabores. Apresenta alta quantidade de creme de leite na composição e é ideal para uso em tortas salgadas, patês ou para a produção do cheesecake.

Creme de ricota: é opção menos calórica, portanto, perfeito para quem está de dieta. Com bastantes proteínas e baixa quantidade de sódio, o alimento consiste em um creme de queijo mais leve, de paladar suave. Pode ser consumido ao natural ou servir como base para patês, molhos e sopas ou como substituto do creme de leite.

Tabela de calorias
Porção 30 gramas
Cream cheese
Creme de ricota
Queijo processado
Requeijão
Catupiry
Calorias (Kcal)
84
52
85
70
68
Proteínas (gr)
1
4
3
3
3
Gorduras totais (gr)
8
4
7,7
6
6
Gorduras saturadas (gr)
5
2,5
5
4
4
Cálcio (mg)
45
62
97
67
40
Sódio (mg)
123
25
244
135
780


quinta-feira, 26 de julho de 2012

RECEITA DE PÃO INTEGRAL MULTIGRÃOS


INGREDIENTES
1 copo (requeijão) de farinha de trigo integral
2 copos (requeijão) de farinha de trigo especial sem fermento
50 ml de óleo de girassol ou canola
1 colher (sopa) de margarina light
1 ovo
1 copo (requeijão) de leite desnatado
1 colher (sopa) de adoçante culinário
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de fibra de trigo
2 colheres (chá) de farinha de linhaça
2 colheres (chá) de gergelim branco
2 colheres (chá) de gérmen de trigo
1 colher (chá) de reforçador de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento biológico seco

MODO DE PREPARO

Coloque na batedeira todos os ingredientes, exceto a farinha de trigo especial, bata por 2 minutos na 1ª velocidade
Acrescente aos poucos a farinha de trigo especial na 2ª velocidade até a massa começar a desgrudar da tigela totalmente
Deixe bater por mais 1 minuto, acrescentando mais farinha caso seja necessário.
Retire a massa da batedeira e sove sobre uma mesa lisa com o restante da farinha de trigo especial
Coloque um pouco de óleo sobre a mesa e continue sovando até obter uma massa homogênea e macia
Deixe descansar por aproximadamente 20 minutos ou até dobrar de volume, em local abrigado coberto com um filme plástico
Sove ligeiramente a massa e abra a mesma com o auxilio de um rolo
Enrole como um rocambole e coloque em uma forma de pão ou modele à sua vontade
Deixe descansar por 40 minutos
Leve ao forno pré-aquecido, por cerca de 30 minutos, ou até dourar

Obs: troquei o açúcar mascavo por adoçante culinário e a margarina comum pela light, veja link 

Mais um sanduíche leve

Esse foi meu lanche da tarde hoje, resolvi fugir das frutas e barrinhas, então tinha que ser algo bem legal.




Ingredientes:

2 fatias de pão integral multigrãos
1 fatia fina de ricota
1 fatia fina de queijo minas frescal
3 folhas alface roxa
2 rodelas finas de tomate
2 rodelas finas de pepino
3 pedaços de tomate seco
Monte o sanduíche e se preferir trocar pelo jantar, substitua uma das fatias de queijo por uma proteína como peito de peru light ou também peito de frango grelhado que fica bem completo. Arremate com um suco de laranja com beterraba ou outro de sua preferência.


Mousse diet de goiabada e maracujá

Essa é uma sobremesa rápida e bem fácil de fazer e fica uma delícia.

     


Ingredientes:

1 pacote de 250 g de goiabada diet, eu uso sempre da Delakasa, mais dá para fazer o doce em casa com goiaba bem madura e usando o adoçante culinário.
1 lata de creme de leite light
1 pote de leite condensado diet
1 caixa de creme de leite light
200 ml de água
3 maracujás
1 colher de sopa rasa de adoçante culinário

Modo de preparo

No liquidificador bata a goiabada com o creme de leite em lata até obter uma mistura bem homogênea, eu usei o pulsar porque fica bem consistente. Coloque em um refratário pequeno e leve ao congelador por uns 20 minutos para dar uma consistência. Passado esse tempo, coloque no liquidificador a polpa de 2 maracujás com os 200ml de água, bata e coe, daí volte para o liquidificador juntando o suco do maracujá, o leite condensado e o creme de leite, batendo até obter uma mistura cremosa, cerca de 3 minutos. Retire o creme de goiaba do congelador e cubra com o de maracujá.

Em uma panela, coloque a polpa do ultimo maracujá, o adoçante culinário e acrescente umas 3 colheres de sopa de água. leve ao fogo e deixe ferver um pouco, então coloque por cima do mousse e leve de volta ao congelador por aproximadamente 2 horas.




Noque ao molho de ricota

Ninguém é de ferro para viver só de folhas, e nada como uma boa massa.



Ingredientes:

1 xícara de noque de batata
2 colheres rasas de sopa de queijo minas frescal em cubos
2 colheres rasas de sopa de queijo gorgonzola
salsa à gosto
6 tomates cerejas
50 ml de leite desnatado
1 fatia média de ricota
2 colheres de sopa de creme de leite light
1 colher de café de creme de alho ou 1 dente pequeno de alho bem amassado
sal à gosto
1 colher de chá de manjericão desidratado

Modo de preparo

Amasse a ricota e coloque no liquidificador juntamente com o leite desnatado e o creme de leite e sal à gosto, bata até ficar bem homogêneo. Em uma panela com um minimo fio de azeite doure o alho, apague o fogo e coloque o creme de ricota, a salsa, o tomate cereja, o queijo gorgonzola e o manjericão. Reserve para aquecer somente no momento que o nhoque estiver pronto.
Coloque cerca de 2 xícaras de água no fogo e quando abrir fervura coloque o nhoque por no máximo 2 minutos, escorra e coloque no prato.  Aqueça o molho ate´abrir fervura, cubra o nhoque e decore com salsa e tomate cereja.

Obs: Fica muito bom acompanhado de uma taça de vinho branco.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...