sexta-feira, 29 de junho de 2012

MINHAS NOVAS METAS

A gastroplastia não é o fim de um problema, não é uma solução milagrosa e ao contrário do que muita gente pensa, de todo o percurso ela é somente a ponta do iceberg.

Eu sou ansiosa por natureza, e minha cabeça simplesmente não para quando quero alcançar algo. E nesse momento a cirurgia plástica não sai da minha cabeça, e não é porque fiz a cirurgia que quero fazer, já desejava antes, pois com a minha gestação bagunçou bem a barriga e os seios.

Sei que não é fácil o processo cirúrgico que associa por exemplo, mama e abdome para quem é gastroplastizado e estou convencida de fazer o que o médico achar melhor para a minha saúde. Tenho 2 filhos, marido, e me amo demais para querer sofrer consequências de algo mal feito ou inconsequente.

Estou chegando aos 11 meses de cirurgia dia 17 de julho e de acordo com o cirurgião tenho como metas para operar: estabilizar o peso, melhorar minhas taxas de vitamina A e Cálcio e aumentar minha ferritina, além de malhar para melhorar minha tonicidade muscular.

Fácil? Nem tanto. Afinal desde 0 4º mês não faço exercícios regularmente, fiquei somente dançando umas 2 vezes por semana por vários fatores: falta de um tempo definido para a academia, despesas extras que tive e também por não gostar muito de puxar ferro mesmo. Na verdade, eu quero fazer o Muay Thai, mais nas academias próximas ao meu trajeto não têm. E essa é realmente a parte mais difícil para mim, deixar o sedentarismo 100% de lado.

Mais o negócio é determinação e pelo meu objetivo sei que vou conseguir, quem sabe não me torne uma rata de academia?

CONFESSANDO PECADINHOS


Estou em ritmo de mudança e no corre-corre de embalar tudo e organizar a nova casa hoje nem almoço fiz e fui almoçar no shopping. Até aí tudo ótimo, prato feito seguindo as recomendações nutricionais, mais a sobremesa foi um pecado gente. Não quis a fruta e não resisti a vontade de um doce. Ia comprar só um e acabei comprando 3, aí já viu. Mais para o pecado ser dividido e não ser maior, comi um de sobremesa do almoço (banana caramelada), um no lanche da tarde (romeu e julieta) e um depois do jantar ( o que mais gosto que é de castanha do Pará). Nessas horas fico pensando o que seria de mim se tivesse dumpping com açúcar.






Mais antes que alguém diga que sou doida, que não sigo a dieta ou coisa e tal. Sigo a dieta, tenho liberação para comer doces, o exagero foi o olho gordo de comprar três, mais normalmente me permito cometer um exagero uma vez por semana, até porque nem sempre consigo comer toda a quantidade passada pela nutri.


quarta-feira, 27 de junho de 2012

PRIMEIRA CONSULTA RUMO ÀS PLÁSTICAS

oi, OI ,OI!

Como citado em post anterior comecei as pesquisas rumo às plásticas e pelo visto terão que ser realizadas pelo menos duas.


A busca de um médico não é fácil, porque se perguntar sempre terá alguém insatisfeito, então eu busco sempre por aquele que tem melhor referência. Quando decidi fazer a gastro eu já tinha por certo o cirurgião porque 3 anos antes já pesquisava para meu marido, aí conheci muitas pessoas que fizeram, depois meu marido e minha irmã, então operar com DR, José Aparecido Valadão foi a escolha certa, sem contar que ele é o bam bam bam desse procedimento no Maranhão e com reconhecimento nacional.
Mais a escolha de um bom cirurgião plástico me preocupa porque têm haver com a aceitação para fazer pelo plano de saúde como cirurgia reparadora..

Bom, busquei informações e indicações de pacientes e médicas e cheguei a dois excelentes profissionais, o DR. Júpiter Newler  e o Dr. Afonso Henrique Amaral. Ambos operaram pessoas próximas, são super renomados em São Luís e profissionais excelentes.

A consulta de hoje foi com o DR. Júpiter ( com o Afonso Henrique será dia 09/07), levei meus exames realizados este mês disse e perguntei tudo o que queria.

Com relação aos exames, ele pediu para ver a questão da ferritina que está baixa, vitamina A e Cálcio que estão no limite. Se não estiver com tudo ok ele foi categórico que não opera, pois pacientes bariátricos tem grandes chances de complicações.

Com relação à cirurgia, de forma alguma ele faz procedimentos conjuntos, pelos seguintes motivos: tempo de cirurgia, maior uso de anestesia, perda de sangue, a fragilidade do sistema imunológico e o fato de que pacientes bariátricos perdem muito a consistência da pele e dificulta a cicatrização.

Então no meu caso o procedimento tem que ser feito em duas fases, primeiro a abdominoplastia que não será em âncora, mais que é adequada torsoplastia associada a lipoaspiração das coxas (parte interna) e depois a mamoplastia.

Minhas perguntas foram:

1- Qual o tempo de cirurgia?
Em torno de 5 horas

2- Qual o tempo de internação?
1 dia apenas

3- Qual o tempo de repouso?

30 dias, dependendo da recuperação poderá liberar para dirigir com 20 dias

4- Como ficará a cicatriz no caso da abdominoplastia?

Se realmente optar pela torsoplastia será uma circunferência, se não somente pegará até a extensão dos quadris.

5- Será necessária drenagem antes e depois?
Não, somente depois

6- Será necessário retirar excesso de pele no caso da mama e como será o corte?

Sim, e o corte ficará em T invertido, perdi muita massa na mama, tá só a chulapa então não é só colocar prótese.

7- Quais os cuidados pré-operatório?

Fazer acompanhamento médico com o cirurgião e a nutricionista para que todas as taxas estejam dentro da normalidade, no meu caso voltar com a hematologista para verificar a ferritina. Tomar um suplemento extra de vitaminas para preparar o sistema imunológico para a cirurgia durante 8 dias que antecedem e mais uns 5 dias depois (ele não falou o nome, só disse que é da Nestlé). 

8- Quais os riscos da cirurgia em gastroplastizados?

Trombose, pois as veias ficam grossas e dificulta a circulação, anemia, hemorragia, infeção devido à baixa imunidade, dificuldade de cicatrização.

9- Posso operar com 1 ano já que atingi a meta do peso a ser perdido?

O ideal mesmo é a partir de 1 ano e meio e isso se o peso realmente não estiver oscilando

10- Com quanto tempo depois poderei fazer outro procedimento?

Com o mínimo de 6 meses, tempo para o organismo se fortalecer

11- O que se usa no pós operatório?

Antibiótico, anti-inflamatório, além do centrum e um protetor para o estômago. Cinta compressora por 3 meses direto.

12- No caso da perna, se só lipoaspirar não ficará flácida mais ainda?

A lipoaspiração será miníma, apenas para melhorar o aspecto de casca de laranja retirando a gordura localizada. Preciso ir mesmo malhar para obter um resultado melhor e se depois se realmente eu não ficar satisfeita só a plástica mesmo que a cicatriz fica na virilha. ( essa não quero ter que fazer e graças a Deus o braço não precisa).

13- Da para melhorar o bumbum sem colocar prótese?

Com a torsoplastia dá uma melhorada, mais também pode ser inserida a gordura tratada retirada da coxa para dar uma levantada.

14- Quanto tempo fica se sentindo dor no pós-operatório?

As duas primeiras semanas são as mais difíceis e necessitam de um ajudante para evitar esforço, mais a dor varia de um paciente para outro, sendo que a primeira semana os pacientes reclamam mais. 

Bom, ele pediu que voltasse com o médico para verificar as taxas que citei e como quero operar em novembro, no fim  setembro devo repetir todos os exames e retornar com ele para definir mesmo o procedimento e começar o pedido de autorização pelo plano.

Dicas para o pré operatório

http://dietaja.uol.com.br/saude-fitness/103/imprime7188.asp









terça-feira, 26 de junho de 2012

ACOMPANHAMENTO MÉDICO

Enfim hoje recebi todos os exames pedidos pelo médico para o acompanhamento do pós operatório. Até onde li os exames de sangue só indicam como citei no post sobre a nova dieta (http://depoisdagastroplastia2.blogspot.com.br/search/label/ACOMPANHAMENTO%20M%C3%89DICO) somente a ferritina está com uma taxa mais baixa, mais nada que assuste ou necessite de tratamento de choque de acordo com a nutricionista.

Estou ansiosa para retornar com o cirurgião e conversar sobre os resultados, principalmente porque amanhã começo meu processo em busca das plásticas ( tenho consulta com o cirurgião plástico para avaliação), mais só consegui data de consulta para segunda-feira dia 02 de julho. Sei que está perto, mais para quem é bem ansiosa parece uma demora grande.

Por precaução, farei da mesma forma que fiz quando fui autorizar a gastroplastia, vou marcar com a hematologista e verificar se será necessário tomar o Folifer como prevenção para uma possível baixa nas minhas reservas de ferro devido à plástica. 

Eu tomei o Folifer cerca de 2 meses antes de operar para evitar anemia após a cirurgia, isso porque eu havia doado sangue e estava com a ferritina e ferro sérico um pouco abaixo. Foi excelente  o resultado, pois na semana de operar meus níveis já estavam dentro do desejável e se manteve assim até os últimos exames. 

Estou inserindo mais carne da dieta e alimentos que ajudem. Vamos ver como vai ser. 

E MAIS UM ANTES E DEPOIS



Vasculhando atrás de fotos de antes, porque eu não gostava de tirá-las, pelo menos de corpo todo, achei essas no notebook do meu marido. São do São João 2011, pouco meses antes de operar.

E agora 1 ano depois com o maior orgulho de tirar inúmeras fotos, de fazer inúmeras caras e bocas.

A cada dia temos o desafio de nos mantermos focados nos objetivos, de comer o que é certo, de buscar ter qualidade de vida e o caminho pode não ser sempre fácil, tem algumas pedras, mais no fim eu sempre vejo as compensações.
















domingo, 24 de junho de 2012

E viva o São João



Fazer aquilo que a gente gosta realmente é algo que não tem preço. E brincar este São João realmente não tem preço.
Sou nordestina e maranhense, ou seja, uma cultura forte voltada para os festejos juninos. São muitas brincadeiras: tambor de crioula, cacuriá, quadrilha, mais o forte mesmo é o Bumba-meu-boi com seus diversos sotaques. Lógico, além da deliciosa culinária......

Ano passado eu fui ver as brincadeiras, levei meus filhos, mais dançar que é bom nada e porque simplesmente não aguentava, tanto pela tendinite, quanto pelo problema de coluna, o cansaço constante e também por vergonha, pois me sentia um hipopótamo se mexendo.... As fotos nem pensar de tirar de corpo inteiro, tenho muito poucas porque me escondia o máximo que podia e aí  o que restava era comer e comer.


Antes (São João 2010)
Antes
Eu e meu marido quando éramos peso pesado

TRANSTORNOS ALIMENTARES: DA OBESIDADE À ANOREXIA

 Hoje vendo a reportagem da rede record ( http://rederecord.r7.com/video/mulher-com-problemas-alimentares-corre-%20%20risco-de-morrer-4fe7cd486b710dbcfaf82f25/) sobre a garota inglesa que de obesa passou ao estado de anoréxica, esta outra matéria (http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/mulher-obesa-faz-dieta-maluca-fica-anorexica-quase-morre-3329967.html). Me vieram vários questionamentos. O que deu errado? Como é possível chegar a dois extremos? Como evitar? Onde dá para identificar a perda do controle?
Quando estava me preparando para operar a coisa que eu mais fazia era pesquisar e conversar no consultório com quem já havia operado para tentar entender como funcionava. E nesses dois anos que antecederam a gastro conheci alguns casos ruins, de bulimia, de pessoas que voltaram a engordar, de óbitos, mais somente um que se tratava de anorexia.. 

Como prioridade para esta cirurgia coloquei o fator psicológico. É imprescindível está bem, ter consciência dos prós e contras e ficar em alerta sempre. Transtornos alimentares são problemas sérios e muitas vezes passam desapercebidos até que cheguem a extremos ou de obesidade ou de extrema magreza. 

Vivemos uma ditadura da moda, do corpo, da magreza e tudo isso para quê? por quê? Para darmos uma satisfação à sociedade, para não sofrermos o preconceito ao entrar numa loja, ao passar na catraca no ônibus, ao entrar num restaurante e todos olharem seu prato, enfim, por inúmeros motivos.  

No mundo inteiro são milhares de pessoas tomando inibidores de apetite, fazendo as dietas mais malucas possíveis, os tratamentos mais avassaladores ou se submetendo à gastroplastia, e o que a maioria esquece é que o importante é saúde. Não há uma boa vida, não há beleza, não há riqueza, não há nada se não estivermos saudáveis física e mentalmente. 

A palavra de ordem para tudo na vida, provavelmente é equilíbrio. 




Segue o link sobre transtornos alimentares, tipos e sintomas: 

http://gballone.sites.uol.com.br/temas/alimen_inde.html





sábado, 23 de junho de 2012

CUIDANDO DA PELE

Como não nascemos imortais e o tempo passa para todo mundo, o negócio é buscar meios de envelhecer com saúde e uma aparência legal, mais nada de muita plastificação né gente?

Eu sempre tive umas pintinhas no rosto, mais com o tempo elas foram aumentando e associadas às minhas indesejáveis linhas de expressão começaram a me incomodar.

Bom fui à dermatologista quando tinha completado uns 3 meses da cirurgia e os cabelos começaram a despencar e aí aproveitei e tratei também da pele.

Gente, ela me passou o VITACID PLUS para as manchas na pele agora posso falar dos resultados. Nossa! eu amei os resultados, a pele fica bem clara e uniforme. O cuidado é o de sempre carregar um protetor solar  pelo menos fator 30 na bolsa, pois o creme contém ácido.

Lavo o rosto com sabonete Dermotivin porque tenho tendência a cravos, uso um tônico da Nívea e passo o Vitacid. Pela manhã é só lavar o rosto e aplicar o protetor. No meu caso uso um creme anti-idade linha renew Avon.

CREME MIX DE LEGUMES

E AÍ VAI MAIS UM CREMINHO QUE SERVE TANTO PARA O PRIMEIRO MÊS DA CIRURGIA QUANTO PARA CONTINUAR MANTENDO A FORMA....


Ingredientes
• 1 col. (sopa) de azeite extravirgem
• 2 dentes de alho picados
• 1/2 cebola média, picada
• 3 tomates sem pele e sem sementes, picados
• 2 cenouras picadas
• 6 buquês de brócolis
• 6 buquês de couve-flor
• 4 folhas de couve manteiga
• 1 chuchu médio, picado
• 1 litro de água
• Sal a gosto
• Salsinha picada a gosto

Modo de fazer
Aqueça o óleo e refogue o alho, a cebola e o tomate. junte os legumes, as verduras, a água e sal. Cozinhe até os legumes fcarem macios. Espere amornar e bata no liquidificador. Sirva polvilhada com a salsinha.

Tiramissu de frutas



Esta sugestão de sobremesa possui 3 vezes menos calorias que a receita original de origem italiana que é feita com biscoito, creme de queijo, rum, café e chocolate, sendo mais leve e refrescante.

Rende: 4 taças
Calorias: 95 por taça (o tradicional tem 350)

Ingredientes
• 2 claras
• 2 potes de iogurte natural desnatado
• 2 col. (sopa) de adoçante em pó
• 16 morangos frescos, cortados em lâminas
• 4 pêssegos frescos (ou 8 metades de pêssego em calda light), cortados em gomos
• 2 bananas cortadas em rodelas
• Raspas de casca de limão (opcional)

Modo de fazer
Bata as claras em neve na batedeira. Diminua a velocidade, acrescente o iogurte e o adoçante e continue batendo até formar um creme aveludado. Monte as taças, intercalando camadas das frutas e do creme. Finalize com o creme, decore com frutas e, se quiser, polvilhe as raspas de limão.

Site: http://boaforma.abril.com.br//dieta/receitas-doces/tiramissu-frutas-light-687751.shtml





sexta-feira, 22 de junho de 2012

A IMPORTÂNCIA DO CARBOIDRATO NA DIETA


 
Quando se fala em dietas, a ideia geral é cortar os carboidratos e isso acontece também entre os gastroplastizados. Mais há um porém aí, pois os carboidratos são a nossa principal fonte de energia, ou seja, é o que nos dá força para realizar atividades corriqueiras como andar, correr e trabalhar. Os carboidratos, assim como todos os alimentos  podem engordar se consumido em excesso.
Dentre as diversas funções desempenhadas, está a de promover a nutrição das células do sistema nervoso central, pois o corpo utiliza todos os artifícios para manter essas células alimentadas, uma vez que o suprimento de glicose não pode parar. Então, quando suspendemos a ingestão de carboidratos o corpo busca nas proteínas a energia necessária e aí temos um efeito nada desejável que é a perda da massa muscular.
Um estudo realizado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, demonstra que dietas pobres em carboidratos e ricas em proteínas pode promover danos às artérias, causando maior risco de doenças cardiovasculares, como infartos e derrames. Os pesquisadores acreditam que isto pode ocorrer, pois pode afetar o modo como as células da medula óssea retiram os depósitos de gorduras das células.
O consumo de carboidratos deve preferencialmente ocorrer a partir de alimentos que associem amido e fibras, quer dizer, alimentos integrais.
No caso dos exercícios físicos ele fornece a energia durante as atividades e é muito importante no período de recuperação pós exercício, ou seja, a falta de carboidrato na realização de exercícios pode causar cansaço e fadiga. O ideal de acordo com algumas pesquisas é que o consumo de carboidrato faça parte de 50% da dieta diária, isso para o caso de um indivíduo sedentário, porque para atletas o consumo deve ser maior.
Quais são os alimentos ricos em carboidrato?
Arroz, batata, massas em geral, mandioca, pães, bolachas, aveia, granola, cereais matinais, barras de cereais, frutas e legumes são excelentes fontes de carboidrato.
Vale lembrar que, além do carboidrato, esses alimentos também fornecem para o nosso organismo alguns outros nutrientes, como vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina A.
Lembrando que, de preferência, arroz, pães e bolachas devem ser consumidos em sua versão integral, fornecendo assim um aporte maior de fibras à nossa alimentação.


Fontes: 





COMEÇANDO AS PESQUISAS PARA AS PLÁSTICAS

Está tudo muito bom, tudo muito bem. A perda de peso foi excelente porque desde os 9 meses atingi o peso estipulado pela equipe médica, tendo que perder somente mais uns 3 quilos para que o resultado das plásticas seja o melhor possível. Vou ficar com 57kg. 

Mais confesso que de tempos estou incomodada com a pele, apesar da barriga já ter ficado detonada com a gestação dos gêmeos, ela piorou bastante com a perda de peso acelerada, fiquei sem um pingo de bunda e as minhas pernas que amava também não estão legais. E por incrível que pareça o que não ligo é para o braço (é só dar tchau de miss e pronto) que apesar de flácido dá para passar. 

Bom, faço 1 ano de mudança de vida em 17 de agosto, mais como sei que há uma grande burocracia em termos de autorização dos planos para as plásticas já comecei a procurar profissional e me organizar, até porque só poderei operar aproveitando as férias do meu marido pela dependência que temos de uma outra pessoa no início do pós operatório. Assim, quero chegar em novembro com tudo pronto.

De antemão, já terei que pagar a consulta com o cirurgião porque a AMS (Petrobrás) não tem nenhum cirurgião conveniado, mais pelo menos eles fazem reembolso de metade da consulta. E eis a minha preocupação: o custo da cirurgia e o que o plano vai autorizar. 

O custo porque liguei para a ouvidoria do plano e eles me informaram que eu escolho o cirurgião mais a empresa só paga o que determina a tabela da AMS, então não sei se será totalmente coberta e se não for já sei que será uma dor de cabeça o processo judicial. Se contar, por exemplo, que muitos planos não querem cobrir a mama, ou cobrem no máximo 2 procedimentos, enfim, são muitos detalhes a serem acertados. 

Eu quero fazer procedimento misto, ou seja, fazer barriga e peito junto, só que pesquisando na net, conversando com o médico, já sei também que alguns profissionais se recusam a fazer tal coisa em pacientes gastroplastizados pelo risco de sangramento e anemia.

Ufa! é um turbilhão de coisas, mais tenho muita fé que no fim conseguirei.....

Se alguém tiver tido experiência com o plano Petrobrás por favor comente. 

segunda-feira, 18 de junho de 2012

10 MESES DE GASTROPLASTIA

Ontem dia 17 completei 10 meses dessa nova fase. Como estou? Bem, feliz, com saúde, lutando todos os dias contra a obesidade...







Apesar de nos últimos dias ter sentido desconforto no estômago e ter chegado a ficar dois dias com dor mesmo, o que até o momento estou atribuindo às ser sintoma de pedras na vesícula pois ainda não retornei ao médico, sinto-me 100 % melhor que antes.

Não existe uma perfeição e engana-se quem pensa que o pós-operatório acaba com a dieta dos copinhos, temos que nos policiar mesmo com tudo. Ficar neuróticos? Nem pensar. Mas, ter cuidado sempre.

Com relação ao peso, este praticamente se manteve desde o mês passado quando cheguei aos 60 kg, meta determinada pela equipe médica. O que perdi foram cerca de 300 g que ganhei de volta agora no período menstrual.

Precisaria perder mais 3 kg para as plásticas, o resultado ficará bem melhor, mas como o médico disse que se eu manter esse peso nos próximos meses tbm é bom, porque significa que não vou ficar mais oscilando muito o que dá um bom efeito no resultado cirúrgico e como só poderei operar a partir de novembro o que for embora até lá é lucro.

A partir de julho já começo a procurar cirurgião plástico, verificar o que é necessário e ver as exigências do plano. Rezo todos os dias para que a Petrobrás haja da mesma forma que a cirurgia, só exija os laudos, pois não tem perito na minha cidade, e quando é assim apesar de exigir mais laudos o processo é bem mais rápido.

Olhar para trás e lembrar de todo o caminho até aqui faz-me sentir forte e sempre me lembrar que não é fácil nem ser obesa e muito menos decidir pela cirurgia. Há dias em que tenho uma fome que até penso que o estômago dilatou, outros como hoje não sinto a menor vontade de comer.

Por tudo, por mim, pelos meus filhos, pelo meu marido, penso que fiz a escolha certa, acredito em um futuro próspero e sinto a vida ficou literalmente mais leve.


domingo, 17 de junho de 2012

São João do Maranhão

Eita que no São João e bem difícil resistir as tentações, afinal e mingau de milho, canjica, torta de camarão e caranguejo, vatapá, caruru, cuxa, arroz de marisco, Maria Isabel, peixe e camarão frito. Ufaaaaaaaa, tudo delicia, sem contar os doces de espécie. Ainda bem que esse ano o estômago cabe pouco mesmo e aí e selecionar o que vai comer, porque antes eu comia era o que passava pela frente. Vamos lá, bumba-meu-boi

sexta-feira, 15 de junho de 2012

HOJE É DIA DE SUFLÊ

PARA QUEM ESTÁ NA DIETA PASTOSA OU NA BRANDA O SUFLÊ É UMA BOA PEDIDA. SEGUE ALGUMAS RECEITAS:







Suflê de Cottage (98 calorias e rende 4 porções)


Ingredientes

. 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
. 1 colher (sopa) de manteiga light
. 2 xícara (chá) de leite desnatado
. Sal a gosto
. 1 xícara (chá) de queijo cottage light
. 1 colher (café) de pimenta dedo-de-moça picada
. 2 claras em neve (bem firmes)



Modo de preparo

1. Em uma panela, doure a farinha na manteiga, mexendo sem parar.

2. Aos poucos, acrescente o leite e continue mexendo para não empelotar. Tempere com o sal e cozinhe por 3 minutos.

3. Junte o cottage e a pimenta e deixe esfriar um pouco.

4. Acrescente as claras delicadamente.

5. Coloque em quatro formas individuais para suflê (ou travessa refratária funda) untadas com manteiga light.

6. Leve ao forno, preaquecido, a 180 °C por cerca de 30 minutos ou até dourar. Sirva imediatamente.



Suflê de cenoura

Ingredientes

. 1 colher (sopa) de manteiga light
. 1 cebola picada
. 2 dentes de alho amassados
. 2 xícaras (chá) de leite desnatado
. 5 colheres (sopa) de farinha de trigo
. 3 gemas
. 2 cenouras grandes raladas
. Sal e pimenta-do-reino a gosto
. 1 xícara (chá) de queijo mussarela light ralado
. 4 claras em neve
. Margarina para untar

Modo de preparo

1. Em uma panela, derreta a manteiga, frite a cebola e o alho.

2. Acrescente o leite com a farinha dissolvida.

3. Mexendo sempre, acrescente as gemas, a cenoura ralada, o sal, a pimenta e deixe cozinhar até formar um creme.

4. Desligue o fogo e deixe esfriar.

5. Misture o queijo e delicadamente acrescente as claras em neve.

6. Com a margarina, unte seis ramequins (potinhos) refratários, distribua o suflê e leve ao forno, preaquecido, a 180 ºC por aproximadamente 25 minutos ou até dourar.

Dica: substitua a cenoura por mandioquinha ralada.





Outras receitas: http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/receitas/receita-de-sufle-cottage-550359.shtml?origem=anamaria-receitas


quinta-feira, 14 de junho de 2012

Sopa de legumes

Esta serve para quem está nos caldos, porque você pode coar, na pastosa que é só liquidificar ou para quem já começou a dieta sólida e quer algo mais light


Ingredientes

1/2 xícara de cebola picada
2 dentes de alho amassados
1 xícara de abobrinha fatiada fina
1/2 xícara de cenoura picada em cubos pequenos
1/2 xícara de tomate picado em cubos pequenos
1/2 xícara de chuchu picado em cubos pequenos
2 xícaras de água
Temperos a gosto
Cebolinha para decorar

Modo de preparo

Numa panela anti-aderente toste a cebola e o alho, junte os ingredientes restantes, a água e cozinhe com tampa até os vegetais ficarem tenros.
Salpique a cebolinha e sirva.

Abobrinha ensopada


4 a 5  abobrinhas
4  tomates bem maduros
3 colheres de azeite de oliva
1 cebola pequena
1 pimentão pequeno
salsa, orégano
alho e sal
1 caldo de legumes


Corte as pontas das abobrinhas, lave e corte-as em pedaços. Em uma panela aqueça o óleo e doure o alho e a cebola, acrescente a abobrinha e mexa até dourar. Acrescente o tomate, o caldo de legumes, o sal, a salsa, pimentão e orégano, mexa bem, e acrescente cerca de 300 ml de água. deixe ferver em fogo brando e vá acrescentando água quando necessário até que as abobrinhas estejam bem cozidas. 

PREOCUPADA: DOR NO ESTÔMAGO

Agora já estou prestes a completar 10 meses de cirurgia, peso da meta atingido, feliz com os resultados, mais desde ontem estou com dor no estômago. No dia 12 saí com o maridão para comemorar o dia dos namorados e como não programamos nada e os lugares mais badalados estavam lotados resolvemos comer uma carne de sol na pedra.

Desde a cirurgia coisas muito gordurosas não me caem bem, fico me sentindo cheia, as vezes tenho dumpping, então evito comer o máximo possível, mas nem sempre dá para evitar ou realmente resistir. Ok! comi e fui para casa, cheguei me sentindo empachada, com o estômago cheio, pesado mesmo. De madrugada veio aquela dor de barriga que se prolongou até o meio dia (graças à Deus, mesmo depois da gastro eu não vivo tendo episódios de diarreia como muitas pessoas relatam e como meu marido sente), até aí tudo bem, sabia que era efeito da carne, mas não consegui almoçar direito me sentindo enjoada. Fui para o trabalho e a noite jantei um wrap (pão folha, alface, cenoura, ricota, pepino, frango grelhado em tiras e tomate), antes de comer estava sentindo um desconforto no estômago e fui comer porque mal almocei e nem lanchei então deduzi ser fome, só que logo depois que comi esse desconforto se transformou em dor mesmo.

Gente! desde a cirurgia as únicas dores que senti foram por conta de gases, mas ontem foi muita dor no estômago mesmo, fiquei gelada, a pressão baixou. Comprei um omeprazol de 40 mg e tomei junto com buscopan, quando aliviou eu simplesmente apaguei, quando acordei hj cedo ainda estava com o abdome dolorido, tomei o omeprazol em jejum e comi muito pouco ao longo do dia. Dor forte como ontem a noite não senti, porém está um pouco dolorido e estou enjoada.

Me veio na cabeça as pedras na vesícula, se podem ser sintomas referentes à elas e não ao estômago, mas como  meus exames ainda não ficaram prontos tenho que aguardar para retornar com o médico. O certo é que fiquei com medo pela primeira vez desde a gastro. Até a consulta vou continuar tomando o omeprazol e se aumentar o jeito é correr para o pronto socorro.

nessas horas passa tudo pela cabeça, é vesícula? será que é aderência, um grampo soltou? AFFFFFFF, Deus é mais



domingo, 10 de junho de 2012

MAIS UM ANTES E DEPOIS

Fico feliz cada vez que olho as fotos antigas e ontem olhando no celular do meu marido vi umas em que quase não tinha mais pescoço. Nossa tava enorme.. Mas agora é satisfação total, o maridão trouxe uma calça 36 que eu nem queria provar por achar que não ia servir e não é que entrou, ainda um pouco apertada, mas fecha direitinho....









Enjoada para comer

Oi gente, meio sumida desde a última postagem né?

Bom, ainda estou me adaptando as novas quantidades da dieta, tem dias que como e tem dias que não, mas esses dois dias em específico estou mega enjoada de comida, tenho beliscado e aí quando da anoite surge aquela fome....

Mas sei que é fase, só mais uma

terça-feira, 5 de junho de 2012

9 MESES- NOVA DIETA

Olá! Como coloquei no post anterior, infelizmente, alguns dos meus exames de rotina demorarão para chegar por serem feitos fora do Estado, mas como já recebi alguns e que normalmente são os que a nutricionista pede para acompanhar eis os resultados:

Glicemia: 81, muito bom ainda mais para quem antes da cirurgia estava com pré-diabetes dando em torno de 116.

Colesterol: 170. Esse nunca deu alterado

Triglicerídeos: 59. De menina, muito bom mesmo

Ferro: ok, apesar de não ter anemia, minha ferritina está um pouquinho abaixo, o normal seria entre 10 a 291 e a minha está 8,9. A nutricionista disse que mulheres têm tendência a isso

Vitamina b12 também está ok

Cálcio: normal a partir de 4,60 e o meu está 4, 59.

Bom, diante dos resultados, tirando os cálculos detectados na vesícula que ainda vou definir com o cirurgião o que fazer, a nutricionista mandou apenas para melhorar a reserva de ferritina adicionar algumas gotas de limão à comida e tomar vitamina C além do Centrum para potencializar a absorção de ferro, consumir vegetais B (foto 2), vísceras (fígado, coração, moela) e sardinha.... No caso do cálcio  não necessita de medicação para manter o nível é só acrescentar leite ou derivados 2 vezes ao dia.

Como já cheguei ao peso estipulado por ela e pelo cirurgião (60 ótimos quilos) e ainda falta um tempo para completar 1 ano, período em que ainda se perde mais peso, ela aumentou minha ingestão de calorias, de 1100 para 1400kal... Sendo que como a intenção da dieta é manter o peso ela liberou iogurtes e leites integrais.

Quanto ao fato de andar sentindo uma certa fome noturna ela acredita que seja porque a dieta já estava de muito baixa caloria para mim e por questões de ansiedade. Vamos ver agora com a mudança.

Para o ganho de massa muscular a recomendação foi a When Protein. Lembrando que não engorda. Sobre o colágeno como prevenção à flacidez ela até recomenda, mas avisando que para os casos de gastroplastizados o efeito é quase zero...

Nova dieta

Essas são as quantidades


Lista de substituições




Cont. lista de substituições

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Ainda esperando exames de rotina

Oi gente! Ótima semana pra todos e que o fim de semana tenha sido divino....

Ansiosa pelo resultado dos exames, mas infelizmente ainda demorarão um pouco, pelo menos 3 deles para serem entregues, os de metais pesados não são feitos aqui no Maranhão e pasmem, demoram cerca de 20 dias para eu receber.

Amanhã será a consulta com a nutri, vamos ver no que vai dar e posto a nova dieta....

bjs
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...