terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

GANHANDO PESO APÓS A CIRURGIA

Esse é um assunto muito discutido em blogs e também em grupos do face e orkut. Muita gente tem a cirurgia como milagre, mas é bom ter consciência de que o peso pode sim voltar. Tudo depende do modo de vida após a cirurgia.


Segundo pesquisa realizada na Gastrocirurgia de Brasília, mais de 52% dos operados recuperam entre 2 e 7 quilos - um ganho pequeno se comparado aos 40 a 50 quilos eliminados no pós-operatório. Mas 19% têm um ganho de peso importante que ultrapassa 7 quilos e pode chegar a 20 quilos ou mais. O que será que deu errado? “O grande problema é que se opera o estômago, não a cabeça”, diz o gastroenterologista Arnaldo Ganc, professor da Universidade Federal de São Paulo. “A pessoa perde peso e vive dias de glória. Daí começa a relaxar e volta a comer demais.”

Em outras palavras, não existe mágica. “Todo tratamento de obesidade deve incluir mudança no estilo de vida”, atesta o cirurgião baiano Marcos Leão Vilas Boas, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica. O humorista Dedé Santana sabe bem do que se trata. Pesando mais de 100 quilos, ele decidiu recorrer ao bisturi.

Emagreceu quase 40 quilos. Ao retomar a rotina de viagens para gravações, voltou a abusar de doce de leite e suspiro. Recuperou 10 quilos e as roupas que havia mandado apertar já estavam ficando justas de novo. Sob orientação do nutrólogo catarinense Danny César, Dedé melhorou seus hábitos alimentares, passou a beber mais água e se livrou dos 10 quilos extras.

Onde está o problema?
Na técnica utilizada em 85% das operações para controle da obesidade no Brasil, o bypass gástrico ou cirurgia de Fobi-Capella, a capacidade normal do estômago é reduzida de 1,5 litro para 20 ml (o conteúdo de um copinho de café), depois que o órgão é separado em duas partes: a maior (o chamado ex-estômago), continua produzindo os sucos gástricos, mas a comida deixa de passar por ali. A menor é conectada ao intestino delgado e um anel de silicone pode ser colocado no encontro entre este estômago reduzido e o intestino para restringir ainda mais a capacidade de ingerir alimentos. Então a pessoa se vê obrigada a comer muito pouco e a mastigar bem, do contrário pode engasgar e vomitar.

Com o tempo, de 20% a 30% dos operados aprendem a driblar as restrições: descobrem que alimentos líquidos, pastosos ou sorvete, leite condensado, pudim, amendoim, bebidas doces ou alcoólicas, passam pelo estômago reduzido sem causar desconforto se forem ingeridos várias vezes, em pequenas porções, e daí começam a abusar de produtos altamente calóricos. Resultado: sua capacidade pode aumentar de 20 ml para até 200 ml, e a costura na ligação entre ele e o intestino alargar, a ponto, inclusive, de romper o anel restritivo. Alguns excessos, inclusive, podem causar graves complicações como a que atingiu o socialite Chiquinho Scarpa, em abril.

Cinco dias depois de se submeter à cirurgia de redução de estômago, o socialite Chiquinho Scarpa, ingeriu 5 litros de água e suco de uma vez, o que provocou o rompimento de um dos pontos da cirurgia. Com isso, o líquido vazou para a cavidade abdominal, dando origem a uma peritonite, infecção na membrana que reveste o abdome, e colocou sua vida em risco.

Resta saber por que ex-obesos sabotam seus planos de fazer as pazes com a balança depois de enfrentar os rigores do bisturi. “A comida pode ser uma bengala que os ajuda a atravessar as dificuldades de sua vida”, explica a psicóloga Claudete da Silva, que trabalha no Ambulatório de Cirurgia Bariátrica da Faculdade de Medicina do ABC e na Clínica Plástica e Beleza. “É preciso aprender a separar as emoções da alimentação para conseguir viver sem essa bengala”. Segundo a psicóloga, a maioria acha que vai tirar de letra, mas na hora H pode ser mais difícil do que parecia.

Ranking do Perigo – Quem corre mais risco de voltar a engordar após a cirurgia de obesidade:

1-Pessoas que têm o hábito de beliscar. “De pouco em pouco acabam comendo muito. Chegam a 2.800 calorias por dia”, conta a nutricionista Silvia Leite Faria, que realizou duas pesquisas sobre o tema para a Universidade de Brasília.

2-Comedores de doce compulsivos. Sobretudo se não sentirem o dumping (náuseas e fraqueza relacionadas ao esvaziamento rápido do estômago), que surge em pacientes operados após o consumo de alimentos doces ou gordurosos.

3-Grandes bebedores de álcool ou refrigerantes. Com o tempo podem recuperar a capacidade de ingerir líquidos de forma ilimitada, diz o cirurgião Marcos Vilas Boas, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia
Aliado importante
As consultas pré e pós-operatórias oferecidas nos serviços de cirurgia bariátrica e nos planos de saúde (nome “oficial” da cirurgia de obesidade) estimulam o paciente a mudar seu comportamento em vez de depositar todas as esperanças na mesa de operação. Este apoio é o primeiro passo para ter sucesso, ensina a nutricionista Silvia Leite Faria, da Gastrocirurgia de Brasília. Por isso as equipes são multidisciplinares, compostas de cirurgião, nutricionista, fisioterapeuta, endocrinologista, psicólogo e enfermeiros.

Mas os exobesos nem sempre participam. Por mais que o médico recomende, é comum fugir do psicólogo e faltar nos retornos ao nutricionista. No primeiro ano as consultas são mensais. Alcançado o peso saudável, elas passam a ser trimestrais ou semestrais e a partir do terceiro ano tornam-se anuais. 

Portanto, se você quer chegar lá, faça tudo conforme o figurino. “Não se dê alta por conta própria”, recomenda Marcos Vilas Boas.

Outras medidas úteis

- Antes de operar, converse com o nutricionista para avaliar seus hábitos alimentares. Se gostar de beliscar ou for loucamente apaixonado por doces, pergunte sobre estratégias para contornar essas tendências.

- O psicólogo o ajudará a perceber se suas expectativas são reais: você pretende ter peso saudável ou deseja ficar magérrimo quando sua estrutura não permite? Ele também o ajudará a entender se está usando o excesso de peso como defesa contra dificuldades que não consegue administrar e a procurar outros recursos.

- Depois da cirurgia, não espere solução mágica. Mesmo que haja grande perda de peso no início, para manter a nova silhueta será preciso corrigir seus hábitos.

- Quanto à dieta, no primeiro mês você só receberá líquidos, depois começará a ingerir alimentos pastosos. Assim que voltar a se alimentar, procure fazer de cinco a seis refeições por dia. E não deixe de ingerir proteína animal. Um bife dá mais trabalho para comer do que purê de batata e caldinho de feijão, pois precisa mastigar mais. No entanto, é fundamental consumir proteínas para preservar a estrutura muscular, ensina a nutricionista Silvia Faria.

- Até chegar ao peso saudável (e às vezes até mesmo depois) você precisará de suplementos de vitaminas, minerais, proteínas e óleos essenciais. Consulte seu médico.

- Invista nos exercícios físicos. Eles colaboram para eliminar o que interessa, a gordura, e preservar a massa muscular. O fisioterapeuta pode orientá-la.

- Se tiver qualquer dificuldade, abra o jogo. Solicite apoio.

Correndo atrás do prejuízo

O que fazer para contornar a recuperação de peso depois da cirurgia

- Ajustar a dieta e praticar exercícios físicos. “Fracionar as refeições não significa comer de duas em duas horas, oito vezes por dia. Converse com um profissional de nutrição que apontará eventuais mudanças”, orienta a nutricionista Silvia Leite Faria. Também vale a pena investir nos exercícios físicos, mesmo que seja uma caminhada de meia hora por dia. Eventualmente, o médico pode indicar remédios que tirem o apetite ou aumentem a saciedade.

- Operar novamente. Medida controversa que requer indicação precisa. Pode-se substituir uma técnica pouco vantajosa por outra mais eficiente, como exemplifica o cirurgião Marcos Vilas Boas: trocar a banda gástrica ajustável (colocação de um anel de silicone na entrada do estômago a fim de reduzir sua capacidade) pelo bypass gástrico. Tentar nova abordagem como a cirurgia de Santoro, que encurta o intestino para a comida chegar mais rápido ao ponto em que se libera o hormônio da saciedade, de modo que o paciente fique satisfeito comendo menos. Outra possibilidade é empregar o Stomaphix, uma espécie de máquina de costura que faz algumas pregas no estômago para reduzir sua capacidade, informa o dr. Arnaldo Ganc, da Escola Paulista de Medicina. A técnica, feita por via endoscópica (portanto, sem cortes), foi introduzida no Brasil em julho de 2008. Mas ainda não há estudos mostrando se neste caso o paciente não torna a engordar.
FONTE: Site Artur Monteiro

EXERCITANDO O CORPO COM O VÍDEO GAME

Normalmente é a garotada que é viciada em vídeo game, mas com o Kinect isso tem mudado. Gente eu detesto academia, estou desde o 4º mês liberada pelo médico para começar a musculação, mas não me sinto motivada para isso, agora meus filhos ganharam o Xbox com o Kinect e ameeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, é muito bom.

Tem jogo de aventura, o de dança é perfeito, tem de exercícios aeróbicos e até de treino MMA. Em 1 hora você gasta bastante caloria e o melhor pra mim é poder fazer no horário em que tenho disponibilidade, até de madrugada
http://www.youtube.com/watch?v=dkRiHMXq6nw vejam o vídeo.

E OS CABELOS CONTINUAM CAINDO

Nossa, hoje cedo lavei os cabelos e ainda estão caindo muito, mas felizmente eu tinha bastante cabelo. Estou tomando o pantogar e passei a usar umas ampolas de queratina, só que o médico disse que cai ainda até o sétimo mês, podendo se estender a alguns casos.

O certo é que tenho cabelos crespos e estou precisando relaxar os cabelos, mas morrendo de medo de ficar careca de vez se usar alguma química...

Comprei umas ampolas de vitamina A e E para aplicar junto com a hidratação.. Mas pelo visto o negócio é esperar....

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Prótese de mama não é solução para flacidez

Para quem já está na fase das cirurgias reparadoras deem uma olhada nesta matéria.
http://www.magraemergente.com/cirurgia-plastica/protese-de-mama-nao-e-solucao-para-flacidez

BEBIDA ALCOÓLICA DEPOIS DA GASTROPLASTIA

É, depois de uns dias em off, volto para contar o carnaval.. Gente! Fazia muito, mas muito tempo mesmo que não me divertia tanto dançando até não aguentar porque o peso não deixava e eu simplesmente amooooooooooooooo dançar..

Esse carnaval foi realmente muito especial, pois reencontrei amigos muito queridos e, principalmente, por está feliz da vida com as conquistas dos últimos meses. Mas o tema dessa postagem é bebida.

Muitos comentários a esse respeito e curiosidade sobre os efeitos do álcool depois da cirurgia. Bom, tenho 6 meses de operada e com 3 meses me arrisquei a tomar apenas 1 taça de vinho. Depois disso o que não me desce legal mesmo é a velha cerveja, o gás me enche rápido e aí parei de tomar. Então adotei o vinho seco e a ICE como bebida.

Nesse carnaval, pela empolgação tomei cerca de 5 a 6 ices por noite, mas dançando não pegou e também não senti nada no dia seguinte. Mas assim, foi festa e tal, porque no geral me policio bastante porque nosso organismo fica mais suscetível depois da cirurgia e a tendência ao alcoolismo se dá porque o liquido desce fácil e o organismo absorve mais rápido, então a tendência é se embriagar mais fácil do que uma pessoa não operada.

Alguns estudos apontam para a possibilidade de uma dependência do álcool pelos gastroplastizados e conheço duas pessoas que se tornaram de fato alcoólatras depois da cirurgia por substituir a comida pela bebida.

O certo é que precisamos ficar atentos para não exagerar e prejudicar a saúde.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

BRUSCHETTA DE BISCOITO

A minha maior dificuldade às vezes é o que jantar, não sou muito de comer comida mesmo, tipo arroz e tudo mais, então o negócio é pesquisar, inventar e aí pra quem já está na dieta sólida a bruschetta de biscoito é bem leve.

Ingredientes

4 biscoitos água e sal integral
4 tomates cerejas
3 colheres de ricota
                                                                         1 colher de requeijão light
                                                                         1 colher de orégano
                                                                         1/2 colher de chá de azeite de oliva
                                                                         salsinha ou manjericão à gosto.

Preparo: Misture a ricota, o azeite, manjericão, orégano e o requeijão, corte os tomates cerejas ao meio. Coloque a mistura sobre os biscoitos e acrescente o tomate. Fica bem leve e com suco natural é uma delícia.

DIZENDO NÃO À GORDURA

Muitos alimentos suculentos e repletos de gorduras, vamos combinar, são extremamente gostosos, mas depois da cirurgia não descem mais como antes. Eu, por exemplo, amava bacon e tudo o que é fritura, mas agora não consigo comer da mesma forma.

Esses dias o almoço foi uma macarronada gratinada com queijo e tive que retirar o queijo quase todo porque comecei a enjoar. Enfim, não tenho dumpping de açúcar, mas de gordura é certo. Agora a questão é que nem sempre sinto e graças à Deus não é constante, só que como não sei quando e com que alimento vai acontecer o jeito mesmo é dizer não aos alimentos mais gordurosos.

Agora nunca pensei que fosse abusar de chocolate. Gente! eu era chocólatra assumida, comia mesmo todos os dias e não era só um, agora depois da cirurgia como uma vez ou outra e quase sempre compro diet. Já tentei comer barra normal e aguentei 2 quadradinhos e depois já estava abusando.

Na ansiedade o chocolate ainda serve, mas felizmente não tenho o mesmo exagero.

Não sei se muda com o tempo, vamos ver.....

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A VIDA AMOROSA DEPOIS DA GASTROPLASTIA

Gente, essa semana iniciei uma discussão no grupo do facebook sobre uma matéria que li na Revista Sou Mais Eu ( que ainda compro pela força do hábito de ver as histórias de sucesso em emagrecimento sem cirurgia) em que um marido se matou porque não suportou a mulher que ganhou depois de ela ter perdido 42kg.

E assim, o meu relacionamento já era muito bom, mesmo com o peso, mas agora está perfeito. Contudo, muita gente postou que o relacionamento tinha estremecido, que os maridos, namorados e afins ficaram  muito ciumentos e tal.

Não vejo ciúme em exagero como prova de amor e a maioria dos casos termina mal. Alguns psicólogos sugerem a terapia de casal porque, na verdade, não muda apenas quem se submete à cirurgia. Agora o mais importante com certeza é deixar as coisas ás claras, ter consciência do que é bom ou ruim na vida de cada um.

Algumas pessoas operam e por terem ficado tanto tempo reprimida em um corpo que não queria as vezes exageram seja nas roupas, seja nas atitudes, ou esquecem do parceiro. Não estou aqui condenando ninguém só tentando entender.

Agora, nada, absolutamente nada justifica uma pessoa que diz que nos ama nos torturar dessa forma, querer prender, chegar a atos extremos como o suicídio ou o assassinato.

32 KG OFF

Os problemas estão se resolvendo, a ansiedade diminuindo e a balança voltou a andar completado 32 kg OFF. Essa semana completo 6 meses de cirurgia e sei que a perda fica em quase nada a partir de agora, mas o negócio é se controlar e ter muita determinação.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

COMER MAIS POR ANSIEDADE

Esses dias meus nervos têm estado a flor da pele, estou super ansiosa pelas provas do mestrado, quero muito passar no seletivo e como são várias etapas estou ficando angustiada. O lado ruim é que tenho beliscado.

Sem dúvida não é o mesmo tanto de antes, mas o resultado é que parei de novo de perder, não foi sequer um graminha, estacionei mesmo nos 65 kg (31 kg perdidos no total). O pior é que a psicologa que estava me atendendo saiu do convênio e agora fiquei um pouco perdida.

Hoje observei tudo o que comi e consegui, por exemplo, comer um choquito. As vezes acho que se tivesse dumpping sempre era melhor, mas como nem sempre sinto e agora que o tempo está passando tenho sentido menos ainda.

O que me preocupa é que antes mesmo da cirurgia sempre que estava ansiosa não era qualquer comida que me satisfazia, eram os doces.. Aí, to meio que com medo, ainda mais que ainda tenho 7 kg para perder...

Por favor comentem caso tenham passado por isso.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

PERGUNTAS SOBRE A BARIÁTRICA

Hoje resolvi selecionar algumas perguntas que mais me fazem e que vejo por ai sobre a cirurgia....
Vamos Lá;


1-     * Qual o peso ideal para realização da cirurgia?

R- Não existe um peso ideal para a realização da cirurgia, mas sim um IMC que determina. Com um  IMC a partir de 35 associado à comorbidades já há indicativo.

2-     * Quais os exames e os profissionais necessários para a liberação da cirurgia?

R- é necessário passar por uma avaliação com cardiologista, endócrino, gastro, pneumologista, psicólogo, nutricionista e anestesista. São cerca de 40 exames entre sanguíneos e de imagem. Em alguns casos há indicativos de outros profissionais. No meu caso precisei da autorização de hematologista e do ortopedista.

3-      *Quanto tempo demora o processo para a cirurgia?

R- varia conforme o plano de saúde. O ideal é começar logo o acompanhamento com a psicóloga que normalmente é o mais demorado  e antes de ir ao demais profissionais realizar logo os exames de sangue, pois a partir deles os médicos visualizarão os demais exames necessários. No geral, o processo dura pelo menos de 5 a 6 meses, isso no caso de convênios que não exigem o acompanhamento em grupo.  

4-    *  Que comorbidades são consideradas para a realização da cirurgia?

R- hérnias, diabetes, hipertensão arterial, problemas coronários, entre outros.

5-      *Como é o procedimento cirúrgico?
R- A anestesia é geral e dura em média 2:30 h por vídeo, mas depende muito do peso e das condições de saúde do paciente. A internação dura de 2 a 3 dias.  Na cirurgia por vídeo são 6 furinhos e não há dreno.

6-     * Sente-se dor após a cirurgia?

R- Um pouco, mas são feitas medicações para evitar. E dor também é subjetiva, vai da resistência de cada paciente. Eu tive muita dor por gases.

7-      *Quais as medicações após a cirurgia?
R- luftal para gases, dipirona para dor, um anti-inflamatório que é usado até uma semana, as injeções anti-coagulação tomadas no hospital, omeprazol para o estomago por 28 dias e o centrum que começamos a tomar no 15º dia. Os médicos recomendam que o centrum seja diluído devido ao tamanho, mas como eu tinha dificuldades em tomar quebrava em vários pedaços.

8-      *Qual a dieta depois da cirurgia?

R- Os dois primeiros dias é dieta zero, nem água pode. Do terceiro ao quinto dia começa com água, água de coco e chá. 50 ml a cada 30 minutos. A partir do 6º dia insere-se sucos coados, caldos coados, leite desnatado, gelatina diet, iogurte diet, coalhada diet e desnatada e Gatorade. 50 ml a cada 15 minutos. Essa fase dura até o 15º dia.

Do 16º ao 30º a dieta é pastosa, inclui os alimentos anteriores e mais purês, suflês, creme de frango, sopa liquidificada, papinha de frutas, pudim diet, macarrão tipo japonês bem molhinho com caldo de carne, guisado de carne moída com legumes. Até essa fase nada de frituras, gorduras, açúcar e condimentos picantes. É importante comer e beber bem devagar, não deitar em seguida e prestar muita atenção a qualquer sintoma.

Após completar o 1º mês vão sendo inseridos novos alimentos, contudo até o 3 ou 4 mês, isso depende de cada médico, não se pode consumir nada com muito gases, como refrigerantes, por exemplo.

9-    *  Quais os cuidados após a cirurgia?
R- É necessário usar a meia anti-trombo durante 30 dias, fazer as caminhadas que começam no hospital (15 minutos 2x por dia durante 15 dias e depois 30 minutos 2x até completar o primeiro mês). Nem todos os médicos passam a cinta, mas é bom utilizar, pois dá mais sustentação. Lembrando que esses são os cuidados da fase inicial, pois depois vem os cuidados permanentes, com alimentação e exercício, afinal não queremos que voltar a engordar. 

*Como fica o intestino após a cirurgia? 
R- No geral, a cirurgia melhora e muito o funcionamento, pois fica extremamente regular, sendo necessário ter cuidado com alimentos gordurosos para evitar situações incomodas como cólicas e diarreias. 

* Qual o tempo que leva para chegar ao peso ideal?
R- isso depende de cada pessoa e de quanto se tem para eliminar. Mas em seis meses algumas pessoas já entram na meta. De maneira geral, o esperado de acordo com cada técnica cirúrgica espera-se que a perda de peso seja de pelo menos 80% do excesso de peso dentro do primeiro ano de gastro, porém conforme o peso inicial e o modo de vida de cada um a perda de peso pode se estender até os dois anos. 

*Com quanto tempo volta-se para as atividades normais?
Com 15 dias já pode voltar ao trabalho, dirigir, mas nada de esforços brutos. Com 30 dias só não fica liberado exercícios como musculação, luta... isso no caso de cirurgia por vídeo, pois a cirurgia aberta requer um pouco mais de tempo. 

O que melhora com a cirurgia?

R- as dores nas costas, pés e articulações, a pressão estabiliza, a taxa de açúcar cai, em muitos casos volta ao normal, o libido, a auto-estima, o sono, etc. 

O que não é legal após a cirurgia? 

R- Nem todo mundo tem, mas os engasgos, vômitos, dumpping, evacuar várias vezes ao dia, a queda de cabelo ( que não dura para sempre) são alguns exemplos.


Se alguém tiver alguma dúvida que não se encontra nessa listinha é só perguntar. 



sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

NOVA FASE NA PERDA DE PESO

GENTE, PENSE EM UMA PESSOA DOLORIDA HOJE, ESTA SOU EU... COMPREI UM PACOTE DE TRATAMENTO ESTÉTICO E COMECEI HOJE AS SESSÕES. SÃO CORRENTES RUSSAS, ULTRASSOM, CRIOTERAPIA E MASSAGEM MODELADORA.

NOSSA! A MOÇA DA CLÍNICA CASTIGA NA MASSAGEM, SÓ FALTEI CHORAR, MAS ELA EXPLICOU QUE É PORQUE AINDA TEM MUITA GORDURA..

O OBJETIVO É MELHORAR A MUSCULATURA, ESSE PRIMEIRO PACOTE ESTOU FAZENDO NAS PERNAS, PARTE INTERNA DAS COXAS E FRENTE, SE DER RESULTADO VOU FAZER BRAÇOS...   VOU TIRAR FOTOS PARA COMPARAR ANTES E DEPOIS.

ENFIM, FUI VER TAMBÉM O PREÇO DA ACADEMIA E MARQUEI A AVALIAÇÃO PARA TERÇA-FEIRA PARA PODER POTENCIALIZAR O TRATAMENTO. AFINAL ESSA É A PARTE DE QUE TENHO A RECLAMAR DA CIRURGIA, A FLACIDEZ..

DESFILANDO......

 Para comemorar os 31 kg perdidos nesses 5 meses volto a usar vestido, peça que não havia no meu guarda-roupa há pelo menos uns dois anos.

Quem já fez a cirurgia sabe bem o que é poder entrar em uma loja qualquer e vestir o que lhe agrada e não o que lhe cabe. Estou mega feliz com os resultados...

Vamos continuar a luta.. Só não quero nuncaaaaaaaaaaaaaaa é voltar para o antes....

E essa sou eu com 97kg pessimamente distribuídos em 1,59

A DOR NO ESTÔMAGO FOI EMBORA COMO MÁGICA

Comentei no post anterior sobre a dor de estômago repentina que senti, mas o incrível é que sumiu como apareceu, não tomei medicações e simplesmente sumiu.Mas mesmo assim estou de alerta e também não tomei nenhum gole de refrigerante desde que senti a dor no estômago..

Como o tempo de cirurgia ainda é muito curto fiquei realmente preocupada, principalmente depois de pesquisar e ler sobre a possibilidade de aderência após a cirurgia..

Na verdade, temos sempre que ficar em sinal de alerta, pois muita gente se preocupa apenas com o ato cirúrgico em si, mas na verdade a preocupação é constante, pois mesmo que levemos uma vida normal, comendo de tudo, sem maiores restrições temos que nos policiar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...