sábado, 31 de dezembro de 2011

UM FELIZ 2012 E MUITAS REALIZAÇÕES

PASSADO PARA DESEJAR A TODOS UM 2012 REPLETO DE SAÚDE, PAZ, AMOR E MUITAS OUTRAS REALIZAÇÕES.
ESSE ANO VAI SE INICIAR COM MUITAS MUDANÇAS PRA MIM, NÃO SÓ DE PESO, MAS DE MODO DE VIDA E ESTOU MUITO FELIZ POR ISSO

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

OBESIDADE: PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA MUNDIAL

Enquanto muitas pessoas acham as pessoas simplesmente engordam por que querem, a ciência já adota a obesidade como um problema de saúde pública mundial...

Interessante vídeo (divididos em partes). Vejam os links

http://www.youtube.com/watch?v=CU8y9CcUMJY&feature=relmfu

http://www.youtube.com/watch?v=aL73I-53-E8&feature=relmfu
http://www.youtube.com/watch?v=mbzdDVM2eIk&feature=relmfu

EXEMPLO DE SUCESSO NA BARIÁTRICA

Como sempre digo, não é só fazer a cirurgia... O tão esperado milagre não acontece por acaso... Vejam o exemplo da Janete, achei o máximo e quis compartilhar com quem lê o blog. bjs
http://avidadepoisdagastroplastia.blogspot.com/2011/02/como-eu-fiquei-depois-de-eliminar-47-kg.html

domingo, 25 de dezembro de 2011

CEIA DE NATAL

É pra quem era a boa de garfo, essa foi uma ceia de natal bem diferente, não só pela quantidade de comida, mas pela qualidade também....  
São 4 meses de cirurgia e fiz o teste e fogo ontem na ceia, no prato foi arroz a grega, vatapá, peru, salada verde e um pouquinho de farofa e de sobremesa uma torta diet de chocolate.
Tomei champanhe sem sentir nada e durante a noite fiquei no vinho seco mesmo. Sem efeitos colaterais com como diarreia ou dores no intestino ou estômago.....

Cada dia é uma nova etapa nessa readaptação, algumas coisas tomei verdadeiro abuso ao comer, por exemplo, pizza e comidas que tenham um pouco mais de gordura....

DIFERENÇA NO NATAL

 As fotos são um comparativo de antes e depois da gastroplastia. Meu marido faz 2 anos em 19 de janeiro de 2012 - ele fez em função do diabetes, foram 24kg eliminados. Minha irmã tem 1 ano e 4 meses, 39kg eliminados e eu que tenho 4 meses e 28kg Off..

O natal foi menos calórico e mais barato esse ano.....rs. Mas valeu a pena.


sábado, 24 de dezembro de 2011

28 KG OFF E UM NATAL NO MANEQUIM 40

ESTOU MEGA FELIZ, ESSE REALMENTE TEM SIDO UM FIM DE ANO ESPECIAL, FELIZ NO AMOR, FELIZ NO TRABALHO, FELIZ COMIGO MESMA..



A VIDA É CHEIA DE PRÓS E CONTRAS, MAS AGORA ESTOU PREFERINDO CONTAR SÓ OS PRÓS....  E ESTA SOU EU EM NOVA FASE, SAINDO DOS QUASE 100KG PARA OS 68 KG

Feliz Natal

Hoje é o dia de celebrarmos Cristo e desejo a todos um Feliz Natal com muita saúde e paz.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A PERDA DE PESO FICANDO LENTA

Para quem está no processo de emagrecimento a paciência é uma virtude, aliás, paciência é uma virtude pra tudo, mas eu nasci um pouco impaciente mesmo. Todos os dias até completar os 3 meses me pesava todo dia, toda hora, mas como vi que a perda diminui consideravelmente depois daí, passei a pesar a cada dois dias, mas gente tá ficando muito  lento mesmo, quase parando....

A nutricionista diz que é normal e que não tenho que colocar chifres na cabeça de cavalo, porque o peso que tenho a perder é pouco em relação ao tempo que falta para completar 1 ano de operada... Faltam 11kg (9 que  a nutricionista quer e 2 pra eu ficar satisfeita)
Nesses 5 dias depois que completei os 4 meses só perdi uns 300g . Mas mesmo assim fico feliz... Sei que era bem pior antes, afinal não perdia nada.

Estou me desvencilhando também de ficar contando tudo quanto é caloria porque isso está me deixando bem maluquinha, um dia como a mais, outro como a menos. Estou passando a me preocupar apenas com a qualidade e a quantidade que a nutri sugere na dieta.

Vamos ver se dá certo.

CIRURGIA BARIÁTRICA PARA O CONTROLE DE DOENÇAS

A cirurgia bariátrica ajuda a controlar pelo menos 30 doenças relacionadas à obesidade. Os pacientes submetidos ao procedimento reduzem em 35% o risco de morte prematura e aumentam em 89% a expectativa de vida.

Esse é um estudo recente publicado NET SAÚDE.

Veja a matéria no link abaixo:
http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/23744/geral/cirurgia-bariatrica-ajuda-a-controlar-30-doencas-relacionadas-a-obesidade

NÃO ESQUEÇA DO MANTRA: A cirurgia não é milagre.

domingo, 18 de dezembro de 2011

ADERÊNCIA APÓS CIRURGIA BARIÁTRICA

Nas minhas buscas sobre a gastroplastia passei a fazer parte de uma comunidade no facebook ( http://www.facebook.com/groups/2443847642/?notif_t=group_activity)  como forma de trocar experiências e hoje vi um post que achei importantíssimo tratando de aderência, uma complicação muito comum em gastroplastizados.

A aderência intestinal pode acontecer até mesmo muitos anos após a cirurgia, e segundo pesquisei é como se o intestino simplesmente colasse, mas acontecesse também no estômago.

Vejam o depoimento postado no face feito por Thaís Camargo:
Alerta: operei ha 1 ano e 7 meses. Qdo eu tinha exatamente 4 meses de operada, senti uma dor aguda do lado esquerdo, muito forte. Na ocasiao, liguei para meu cirurgiao e ele disse pra eu tomar buscopan e luftal e esperar passar. Pois bem, eu tive essas crises agudas de dor por mais umas 20 vezes no ultimo ano. Toda vez, eu perguntava se nao podia ser aderencia (porque eu sei que eh uma das possiveis complicacoes da cirurgia) e meu medico sempre me disse que era "bobagem" minha. Que quem opera por video nao tem aderencia. As crises comecaram a ficar cada vez mais frequente e eu cada vez mais debilitada.
Pois bem.. segunda feira dessa semana fui trazida para o Albert Einstein de ambulancia. Tomei buscopan, toragesic, novalgina, tramal E morfina e nada passou minha dor. Fui internada as pressas e tive que fazer uma videolaparoscopia de emergencia. Eu tinha tantas aderencias no abdomem que elas estavam estrangulando minhas alcas intestinais. Se eu nao tivesse vindo pro hospital, provavelmente teria tido uma perfuracao intestinal e teria morrido de infeccao generalizada.
Um ano perguntando para o medico e um ano o maldito me ignorando, dizendo que eu tava procurando pelo em ovo. O ultimo email que eu mandei pra ele, ele respondeu mandando eu procurar um namorado e fazer exercicio fisico (!!!!). Isso mesmo.
Portanto, vai aqui meu alerta: Se voces sentirem QUALQUER dor, corram atras daquilo que a intuicao de voces esta dizendo. Nao acreditem apenas em 1 medico. Eu podia ter morrido.
Ainda estou internada.. gracas a deus a cirurgia deu certo... mas terei que pagar particular, terei problemas no trabalho, fora o risco que eu passei, sendo que ele podia ter resolvido tudo se tivesse me examinado direito e feito uma cirurgia eletiva quando as dores apareceram.



E vejam também o caso do filho dos bispos da igreja Renascer



Operação perigo

Oito anos depois de uma cirurgia bariátrica, filho dos
bispos da Renascer está internado em estado grave

Lailson Santos
VOLTA APRESSADA
Pastor Tid: o estado de saúde antecipou o retorno ao Brasil de Estevam e Sonia

Procedimento médico relativamente novo, a cirurgia bariátrica, que reduz as dimensões do estômago de maneira radical e leva o paciente a comer muitíssimo menos, começou como último recurso de obesos em situação de alto risco e se transformou em intervenção mais corriqueira. No mundo dos famosos, seu mais recente adepto foi o apresentador Fausto Silva, 59 anos, que no domingo passado informou ao público ter passado por uma operação de "interposição ileal", versão da redução de estômago que tem por objetivo principal controlar o diabetes. Mas por características específicas do procedimento, e por mexer num mecanismo complexo como o da fome e da saciedade, a cirurgia bariátrica continua a ser uma operação perigosa. Seu índice de letalidade é de 2%, igual ao das cirurgias para colocação de ponte de safena. As complicações pós-operatórias batem em 10%. As mais comuns são rupturas e infecções provocadas pelo exagero no consumo de alimentos. Outras ainda podem aparecer muitos anos depois de feita a cirurgia, como no caso de Felippe Daniel Hernandes, 30 anos, internado há um mês no Hospital Oswaldo Cruz, de São Paulo. Por causa da gravidade de seu estado, os pais dele, Sonia e Estevam Hernandes, líderes da Igreja Renascer, conseguiram autorização dos Estados Unidos, onde cumpriam pena, para antecipar a volta ao Brasil em quinze dias.
Há oito anos, pesando 150 quilos, Felippe, conhecido como o pastor Tid da Renascer, que já havia recebido um duplo transplante de rins, fez a cirurgia bariátrica. Emagreceu mais de 40 quilos. Voltou a engordar um pouco, mas passava bem até que, meses atrás, começou a ter fortes dores abdominais. Detectou-se uma aderência intestinal, bastante comum em pessoas que reduziram o estômago. Em 9 de julho último, foi operado para remover o pedaço de intestino obstruído. Horas depois, uma das suturas se rompeu, causando hemorragia interna e uma infecção forte o bastante para provocar edema cerebral. Para preservar o cérebro de maiores danos, encontra-se em coma induzido desde o dia 31. Seu estado é considerado muito grave. "Esse tipo de obstrução independe do paciente. Ele pode seguir a dieta direitinho e muitos anos depois da operação desenvolver a aderência", diz Sidney Klajner, cirurgião do aparelho digestivo do Hospital Albert Einstein.
Além das aderências, facilitadas pela intensa movimentação dos órgãos envolvidos nesse tipo de operação, a cirurgia bariátrica pode produzir mais úlceras (o ácido estomacal passa a cair diretamente no intestino) e hérnias (um estrangulamento por excesso de alimentos, por exemplo). Mesmo assim, para obesos mórbidos que desenvolvem diabetes, hipertensão, dificuldades respiratórias e outras complicações, a redução de estômago é resposta rápida, certeira e cada vez mais recomendada. Gordo, mas não obeso, Faustão encontrou no diabetes a motivação para entrar na faca. Fez a cirurgia desenvolvida pelo médico goiano Áureo Ludovico de Paula: a parte final do intestino delgado, o íleo, em que se produzem hormônios que facilitam a secreção de insulina, é reposicionada próximo ao estômago, que por sua vez é reduzido para diminuir a produção de grelina, o hormônio do apetite. "Quando o paciente é obeso, retiram-se de 30% a 40% do estômago", diz De Paula. "A diminuição de peso vem a reboque do controle da doença metabólica."

4 MESES DE GASTROPLASTIA

Hoje chego aos 4 meses de operada  e muitas foram as mudanças até aqui além dos 27 kg perdidos. Peso Inicial: 96 KG e peso atual: 69 Kg
1--  sem dores nas costas;
2- Menstruação regular;
3- Sem dores no estômago e sem esofagite;
4- Manequim 40 com lycra ao invés de 46 com lycra;
5- Auto-estima mega elevada;
6- Líbido restituído;
7- Humor perfeito;
8- Taxas de açúcar saindo do 115 para 86 em jejum;
9- Sem dores nos pés (tendinite);
10_ Intestino funcionando regularmente:
11- Ânimo para realizar minhas atividades diárias;
12- Alimentação saudável;
13- Colesterol e triglicerídios perfeitos;
14- Reestabelecimento do fígado..
Bom, lógico que existem alguns contratempos relacionados a cirurgia, como por exemplo, o acúmulo de gases com facilidade, diarreia sempre que consumo algo um pouco mais gorduroso, alguns entalos e de vez em quando a fraqueza matinal.
Mas pesando prós e contras ainda não tem nada que me faça arrepender da cirurgia.

FELICIDADE É UMA CONQUISTA DE CADA DIA

Hoje é um dia muito especial, são 13 anos de relacionamento entre namoro e casamento e a cada dia descubro que é muito bom poder contar com alguém que confia, respeita e apoia. Não existe fórmula para a felicidade, não existe qualquer contrato de casamento que garanta essa felicidade.

Na verdade, a felicidade é uma conquista de cada dia e esse post é para dizer que a cada dia desses 13 anos tenho sido feliz.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

RECEITAS SUGERIDAS PELA NUTRICIONISTA

Algumas receitas sugeridas pela nutricionista para o jantar.

SOPA DE LENTILHAS COM LEGUMES
Lentilha + vagem + abobrinha + batatas + vegetais tipo A (de sua preferência) + óleo (em pequenas quantidades) + sal à gosto + cheiro verde.
Cozinhar a lentilha na pressão, depois de cozida, acrescentar os demais ingredientes e tempere a gosto.

SOPA DE ERVILHA COM LEGUMES
Ervilha + cenoura +abobrinha + batatas + vegetais tipo A(de sua preferência) + azeite de oliva (em pequena quantidade) + sal à gosto + cheiro verde.
Cozinhe a ervilha seca na pressão, depois de cozida acrescentar os demais ingredientes e tempere a gosto.

CALDO VERDE
Azeite de oliva (em pequena quantidade) + cebola + dentes de alho amassado +batata + couve folha +sal à gosto.
Refogue o alho no azeite, junte a cebola, a batata e tempere com sal, quando as batatas estiverem cozidas passe pelo espremedor como se fosse fazer um purê, depois acrescente a couve escaldada em água fervente, quando levantar fervura está pronta.

SOPA CREME DE ABÓBORA
Abóbora + cheiro verde + leite desnatado líquido + leite desnatado em pó + farinha de trigo (para engrossar um pouco) + sal à gosto.
Misture todos os ingredientes com exceção do leite, cozinhe, depois acrescente o leite e tempere a gosto.


Alguns molhos que podem ser utilizados em saladas cruas ou cozidas:

MOLHO DE QUEIJO
Leite desnatado + queijo ricota ou cottage + suco de limão + 1 pitada de mostarda.
Bata tudo no liquidificador até obter uma mistura homogênea.

MOLHO DE IOGURTE
Iogurte desnatado + suco de limão + 1pitada de sal light + cheiro verde.
Bater tudo no liquidificador até obter uma mistura homogênea.

MOLHO AZEDINHO
Iogurte desnatado + suco de limão + queijo ricota + 1 pitada de sal light +  cheiro verde.
Bater tudo no liquidificador até obter uma mistura homogênea.

MOLHO DE MAIONESE COM ALHO
Maionese light + suco de limão + azeite de oliva + 1 pitada de sal + cheiro verde + hortelã fresca + 1 dente de alho.
Cozinhe o alho e o azeite até amaciar, esmague o alho até formar uma pasta , misture o hortelã, o cheiro verde, a maionese, a pasta de alho e o suco de limão, bata com um batedor de arame, até formar uma pasta de alho

NOVA DIETA PARA O 4º MÊS DE GASTROPLASTIA

Hoje foi dia de mais uma visita com a nutricionista, então digamos que foi o presente de natal já que houve algumas liberações....

Para começar ela "liberou" o consumo de açúcar, mas da seguinte forma: um pedacinho de chocolate ou de pudim, ou 2 colheres de mousse, sorvete ou qualquer outra sobremesa após o almoço ou após o jantar. No máximo duas vezes por semana. Não consumir nada muito adocicado em jejum para evitar dumpping.

Eu falei a ela que adorooooooo peixe frito ou frutos do mar e aí a liberação foi no máximo 1 vez na semana e com muito cuidado para evitar diarreia..

Refrigerante com moderação e bebidas alcoólicas também...

Ela frisou bem a alimentação de 3 em 3 horas, não abusar de açúcares e a importância dos exercícios (aliás este último item ainda não consegui seguir direito)..
No mais a dieta é o que se chama de livre. Aí é o que encaro como a parte mais difícil até o momento porque na dieta dos 30 primeiros dias eu sabia que não podia comer, que tinha o risco de fístulas, atrapalhava a cicatrização, podia até morrer, mas agora é bem diferente porque na verdade depende exclusivamente de mim.

A bariátrica faz a parte dela no sentido de que vou ingerir uma menor quantidade de alimentos por vez, teve uma diminuição da fome em geral e um aumento do tempo em que fico saciada, porém a qualidade do como é por minha conta. .

Agora mais do que nunca é uma briga comigo mesma, com a minha cabeça de gorda...

COMPRAS DE NATAL DEPOIS DA GASTROPLASTIA

Ai gente, minha vida tá um pouco corrida mesmo esse fim de ano, pois é encerramento de ano letivo, alunos de recuperação, avaliação para corrigir e por aí vai, além de ainda acompanhar a reforma da minha casa. Mas se teve uma coisa que ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii de todo coração foi a compra de natal.
Nossa! havia pelo menos uns três anos em que não me animava para comprar nada, mas agora tem sido muito legal.
Agora estou com 69 KG, são 27 off  E que não fazem qualquer falta, fui fazer compra para o natal e pasmemmmmmmmmmmmm não é que coube numa calça 40, um pouco apertada é fato, mas fechando e tudo e comprei um pretinho básico, ameiiiiiiiiiiiiiiii......

Parece futilidade para muitas pessoas, mas para quem já sofreu ao entrar e sair de lojas em que nada servia ou ficava legal e agora pode entrar em qualquer loja que pode sair de sacola cheia, sabe bem do que estou falando...

A única pena que senti foi de não ter podido comprar short ou algo tipo tomara-que-caia porque braços e pernas estão bem flácidos, mas tudo ao seu tempo...

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

VOLTANDO A FOME DEPOIS DA GASTROPLASTIA

Assim que operei, na verdade mais ou menos uns 15 dias depois, me perguntava se não sentiria mais fome, porque até então até um copo com água era suficiente para me deixar mega cheia... Mas ao conversar com meu marido, minha irmã e uma amiga (ambos gastroplastizados), eles foram unânimes em afirmar que logo, logo sentiria fome.

De fato isso acontece mesmo, mas também não é aquela fome descabida. Se eu não me alimentar certinho, tipo de 3 em 3 horas ela aperta mais, mas como o estômago não suporta muita coisa não deu para extrapolar em nada... Porém, tenho percebido que a vontade de beliscar tem aparecido com mais frequência e isso sim me dá medo, porque mesmo quando estava a beira dos 100kg não batia o pratão, mas eu devorava tudo o dia todo e esse é um mau hábito que engorda pra caramba.

Hoje foi um desses dias, feriado, fiquei em casa e aí me peguei umas três vezes pegando algo para beliscar, daí me questionei: isso é fome mesmo? Tô ficando maluca, depois do sacrifício que é se submeter a uma cirurgia dessas?

Gente, é bem complicado. Não mudamos hábitos tão facilmente e olha que das três vezes que belisquei duas foram uva ( um foi um biscoito).. Conscientemente sei dos riscos de não controlar, a cirurgia não é o milagre, todos os dias tem alguma coisa na internet falando sobre quem voltou a engordar e definitivamente não quero isso pra minha vida..

Vou me observar melhor e se a vontade continuar vou voltar com a psicologa...  Mas peço a Deus muita força.

MAIS 1 KG ELIMINADO E TOTALIZANDO 26 OFF

É gente, cada dia é mais um dia de luta, com o passar do tempo a perda de peso diminui mesmo, mas tenho tentado não ficar aflita, pois sei que se não engordei tudo de uma vez só também não posso querer perder dessa  forma.

A consulta com a nutricionista foi adiada para a próxima semana e aí vamos ver o que vai mudar. O problema maior está sendo recomeçar as atividades físicas que parei a pouco mais de 1 mês. Tem o fator não gostar e o fator tempo, mas como as férias estão chegando estou me comprometendo a recomeçar e voltar ao ritmo, até porque agora a flacidez tá aparecendo mesmo....

Mas no geral, graças a Deus está tudo ok e continuo muito feliz, afinal de pouco em pouco estou chegando na meta, já são 26 kg off (agora estou pesando 70k).

Boa sorte e saúde a todos

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Gastroplastia e as mudanças no intestino

Gente! Desde ontem estou com dor por conta de gases, mas sentir dor mesmo. Agora porque? Bom, comi um cachorro quente com carne, salsicha e salada, batata palha e sem outros adicionais e isso fez um estrago. Nesse ponto e um pouco difícil saber o que vai cair bem ou não, so testando, como fiz com o cuscuz. O interessante também e que algumas vezes vc pode comer e não fazer mal. O certo e que como resultado tomei simeticon e buscopan.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

GASTROPLASTIA E DIABETES

O diabetes é uma doença crônica e muitas pessoas no mundo inteiro sofrem deste mal e, gente, posso mesmo dizer que é um mal....  


A gastroplastia, nesse sentido, surge como uma possível cura. Sim, uma possibilidade de acabar com o diabetes. Contudo depende de casa caso, pois o meu marido, por exemplo, fez a redução por conta do diabetes (1 ano e 11 meses) e não ficou curado..


Mas calma aí, não foi insucesso da cirurgia, pelo contrário, a cirurgia foi sucesso total visto a situação em que o pâncreas dele se encontrava, isso mesmo. 


Explicando melhor: ele já era diabético a mais de 20 anos, muito rebelde (só não comia açucar), tomava 5 doses de insulina por dia ( e mesmo assim ela ainda ficava na casa dos 350) e o que é pior, assintomático. Pois é, a endocrinologista sempre alertou para o risco. 


Quando iniciamos as pesquisas a respeito da cirurgia e conversamos com o médico (aliás o mesmo que me operou) ao sair os resultados dos exames ele deixou claro que as chances dele eram poucas de cura porque a função do pâncreas já estava em menos de 20%, já estava comprometendo os rins (perda de proteína) e também a visão. 


Bom, após os primeiros dias de cirurgia ele já não tomava mais insulina, somente o Janumet que consome até hoje, e fígado, rins, pâncreas e visão estagnados, ou seja, sem evolução para degeneração. A taxa de glicose fica em torno de 150 a 180 e no caso dele é bom.


Como ele fez a melhora do quadro e não cura, não pode descuidar, mas tem sido uma vitória... 
E o melhor já existem pesquisa sobre uma medicação que ajude a dar funcionalidade ao pâncreas. 


Vamos aguardar...




Vejam a matéria abaixo: http://www.fundacaounimed.org.br/site/interna.aspx?id=19&idt=3&cont=1274&ic=1


25/01/2008 
Cirurgia bariátrica para combater diabetes do tipo 2

Um nova pesquisa traz as evidências mais fortes até hoje de que a cirurgia para obesidade pode curar a diabetes. 

Um nova pesquisa traz as evidências mais fortes até hoje de que a cirurgia para obesidade pode curar a diabetes. De acordo com médicos australianos, pacientes que se submeteram a operações para reduzir o tamanho do estômago têm cinco vezes mais chances de se curar da diabetes em dois anos, se comparados às pessoas que combatem a doença com os tratamentos padrões.

- O estudo nos leva a repensar o tratamento de diabetes, que junto com a obesidade será o maior problema mundial de saúde nas próximas décadas - disse o autor, John Dixon, da Monash University Medical School, na Austrália. - A perda de peso melhora a resposta corporal à produção de insulina. A cirurgia é a melhor forma de atingir isso.

Comparação

A pesquisa envolveu 55 pacientes, com média de idade de 47 anos, obesos e com diabetes do tipo 2 há pelo menos dois anos. Testes sanguíneos mostraram remissão da diabetes em 22 dos 29 pacientes que haviam feito cirurgia. No grupo padrão, só quatro dos 26 pacientes atingiram a meta. Em dois anos, os pacientes da cirurgia perderam 21 kg, em média, enquanto os em terapias comuns perderam 1,4 kg. A maioria dos operados pararam de tomar drogas para controlar a diabetes e chegaram a resultados normais nos exames de sangue.

Alguns especialistas que leram o estudo disseram que novas pesquisas, mais amplas, são necessárias para ver por quanto tempo os resultados duram e quais pacientes se beneficiam mais. Além disso, é preciso comparar os riscos da cirurgia ao das terapias comuns e da exposição a diabetes.

- Pode fazer a cirurgia quem tem índice de massa corporal (IMC) maior que 35 - detalha Dixon.

Insulina e obesidade

O excesso de peso pode afetar a resposta normal do organismo à insulina. Mas Marcos Tambascia, presidente do departamento de diabetes da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, conta que já se percebeu que os obesos quando fazem a cirurgia melhoram do diabetes mesmo antes de perder muito peso. A técnica, além de promover uma redução do tamanho do estômago, faz um desvio do caminho da digestão. Do estômago, o alimento vai direto para o íleo, sem passar pelo duodeno e pelo jejuno (partes do intestino delgado). Por chegar lá menos digerido, ele estimula a produção dos hormônios GLD1 e GIP, que levam o pâncreas a produzir insulina.

- Por isso, se começou a agora a propor essa cirurgia, só fazendo a mudança do intestino, para pacientes sem obesidade mórbida - conta Tambascia. - Mas nesse casos ainda é preciso investigar riscos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...